River Plate entre a Libertadores e a Promoção
“Eu olho para a tabela da Libertadores, não a do rebaixamento”, declarou Gustavo Cabral, antes do empate do River Plate contra o Gimnasia na última rodada. A estrada da equipe millonária é tortuosa neste campeonato, e o clube está a penas seis pontos da zona de classificação para a Libertadores e ao mesmo tempo, muito próximo da zona de rebaixamento.
O River tem 31 pontos na soma dos tentos do Clausura e do Apertura, e está atrás do Colón (45), Lanús (43), Huracán (39), Rosario Central (38, hoje o último classificado se o Estudiantes for o campeão), Banfield (37), Racing (34), Godoy Cruz (34), San Lorenzo (34) e Gimnasia (33).
Quanto a zona de Promoción, o momento é tranquilo para os millonários, que estão em 10° lugar com 112 pontos, 16 a mais que o Racing e o Gimnasia, que hoje jogariam o jogo da Promoção contra duas equipes da B Nacional. Mas omo a definição só sairá no final do Clausura 2010, a situação é preocupante.
A equipe perderá 66 pontos, e ficará com 41 do último campeonato, mais a soma dos pontos que obtiver no Apertura 2009 e no Clausura 2010. Assim, a equipe tem que começar a se preocupar e se recuperar. Caso contrário correrá o risco de disputar o jogo da Promoção.