Argentinos, Colón e San Martin voltam à elite. Triangular definirá outras duas vagas
Sem nenhum time da primeira divisão lutando por títulos, os focos para esse final de semana foram voltados para a B Nacional. Em quatro jogos neste domingo, três equipes obtiveram o acesso e outros três clubes terão de disputar um triangular para definir as outras duas vagas do Grupo A, o mais equilibrado da B Nacional.
Das quartas partidas que aconteceram nesta rodada, duas equipes precisavam apenas de um empate para conquistar o acesso. Um deles conseguiu. O Argentinos Juniors, de Juan Román Riquelme, ficou no empate por 1×1 com o Douglas Haig, em La Paternal, e retonou à elite. Já o Gimnasia Jujuy perdeu para o Aldosivi, por 2×0, e terá de disputar a repescagem.
Neste domingo a definição ficou com os times da zona A. Três das vagas foram definidas e ficaram com Argentinos Juniors, Colón e San Martín, clubes que descenderam recentemente. As outras duas vagas serão distribuídas aos melhores posicionados em um triangular de desempate que tem tudo para ser emocionante, a ser disputado entre Aldosivi, Gimnasia Jujuy e Nueva Chicago.
O jogo mais aguardado da última rodada da zona A era Argentinos Juniors x Douglas Haig. Líder da chave, tendo Riquelme como maestro e contando com títulos nacionais e internacionais em sua história, o Bicho se garantiria novamente na elite com um simples empate em casa. E abriu o placar logo aos 5 minutos com um chute de fora da área de Cristian Álvarez. Aos 33 Rodrigo Cabalucci empatou, aproveitando falha de Torrico. Mas não foi o suficiente para estragar a festa do Argentinos Juniors, que controlou a partida até o fim de fez a festa em La Paternal.
Mas a partida com mais emoção e tumulto ocorreu fora de Buenos Aires. Colón e Boca Unidos empataram por 0 a 0 durante 80 minutos, incluindo 12 minutos de paralisação causados por ataques dos torcedores locais aos jogadores rivais. A 10 minutos do fim do tempo regulamentar Lucas Alario converteu um pênalti e colocou o Sabalero na frente. Aos 89 minutos David Ramirez ampliou. Aos 53 do 2o tempo o Mago Ramírez sacramentou o acesso do Colón. A torcida invadiu o gramado do Cemitério de Elefantes, levando atletas e trio de arbitragem a correr para os vestiários. A partida terminou sem o apito final do árbitro, quando ainda faltavam sete minutos de desconto. Clube de Santa Fé deve ser penalizado pela AFA, mas hoje é dia de festa pelo retorno à elite.
A partida mais tranquila aconteceu em San Juán. Jogando em casa e precisando apenas de um empate contra o lanterna Ferro para subir, tudo estava a favor do San Martín. E logo aos seis minutos de jogo López colocolou o Verdinegro em vantagem. Aos 21 Figueroa ampliou, praticamente liquidando a fatura. Na metade da segunda etapa Milano fechou o placar inquestionável de 3 a 0. Noite de festa para a torcida do San Martín.
Em Mar del Plata, Carranza e Miracco marcaram, um em cada tempo, os gols que deram vitória merecida ao Aldosivi sobre o Gimnasia Jujuy. O placar garantia o acesso das duas equipes até pouco antes do fim, quando em Santa Fé o Colón começou a marcar os gols que garantiram sua volta à elite. Agora as duas equipes deverão jogar um triangular com o Nueva Chicago para definir os dois acessos restantes à primeira divisão.
Com os três acesso do Grupo A e outros quatro já definidos do Grupo B, confira os clubes já que sacramentaram a sua vaga na Primeira Divisão do ano que vem:
– Unión de Santa Fé
– Crucero del Norte
– Temperley
– Sarmiento
– Argentinos Juniors
– San Martin de San Juan
– Colón
– Aldosivi, Nueva Chicago e Gimnasia LP lutam por duas vagas em um triangular
– Huracán e Atlético Tucumán disputam a última vaga no Grupo B, podendo haver jogo desempate entre ambos os times em caso das duas equipes não vencerem, ou empatarem ou vencerem suas partidas, respectivamente.