AFA define fórmula de disputa dos próximos campeonatos nacionais
Depois de muita polêmica, brigas entre dirigentes e ameaças de uma debandada de alguns clubes da AFA, a entidade máxima do futebol argentino decidiu o seu calendário para os próximos anos. Ao contrário do que gostaria os grandes argentinos, haverá um campeonato entre fevereiro e novembro de 2015, com apenas dois rebaixamentos após o fim do torneio.
Diferentemente do que a AFA diz, não houve consenso para a definição do torneio. Sete clubes não votaram, além do Boca Juniors, o time com maiores críticas ao torneio fora do calendário europeu. Tal calendário, só voltará a ser disputado no meio de 2016, após um torneio curto no primeiro semestre daquele ano.
Em 2015, o torneio acontecerá entre os dias 15 de fevereiro e o dia 8 de novembro, com uma paralisação em para a Copa América. Serão 29 rodadas, mas uma rodada de clássicos. Ainda não se sabe ao certo como seria essa última rodada, uma vez que não há 15 rivalidades na primeira divisão.
Ficou decidido também que entre os dias 22 de novembro e 12 de dezembro, haverá um torneio (Liguilla) para definir os clubes que irão para a Libertadores e também para a Sul-Americana de 2016. Ainda não se sabe como será esse torneio.
Quanto aos rebaixamento, ao fim de 2015, somente duas equipes das 30 participantes, através do promédio, serão rebaixados para a B Nacional de 2016, com outros dois acessos. Já em 2016, o primeiro semestre será em torneio curto enfrente fevereiro a junho, com três rebaixamentos e apenas um acesso, para que se chegue ao número de 28 times para a temporada 2016/17, que será disputada no calendário europeu.
Entre as temporadas 2017 e 2019, ainda não ficou decidido como será feito, mas deve contar com quatro descensos e dois acessos até chegar ao número de 22 clubes em 2019.
httpv://youtu.be/QSvcF2o0uzg