Acesso

B Nacional: Huracán perde do Patronato e pode não voltar à elite argentina

Bértoli marca para o Patrón, sai para o abraço e complica a vida do Huracán
Bértoli marca para o Patrón, sai para o abraço e complica a vida do Huracán

A B Nacional chega à sua 14ª rodada e algumas equipes se aproximam do prêmio: a conquista de uma vaguinha na elite argentina em 2015. Outras, ainda geram desconfiança de suas torcidas por suas campanhas irregulares, casos de Independiente Rivadávia, Instituto e All Boys. E tem ainda o caso do Huracán, quase fora da briga pelo acesso. Na rodada, o Globo foi derrotado pelo Patronato, em Paraná. Ocupa agora a penúltima posição do Zonal B e tem confrontos difíceis pela frente. Enquanto isso, no Zonal A, o San Martín venceu o Gimnasia de Jujuy e se colocou a três vitórias do acesso. Vejamos de perto.

Zona A

Na rodada, o agora líder San Martín fez 2×0 no Gimnasia Jujuy, atuando em seus domínios, em San Juan. Com o resultado, praticamente se colocou à frente do bravo Lobo jujeño, com quem disputava ponto a ponto a liderança do zonal. Agora, o Lobo caiu para a terceira posição, já que o Colón se deu bem na rodada. O Sabalero foi anfitrião para o Aldosivi e venceu com dois gols do artilheiro Lucas Alário. A perseguição ao líder segue implacável no zonal, embora o que mais importa às três equipes e também ao Nueva Chicago é justamente aquilo que estão prestes a conseguir, o acesso. Para o Verdinegro, apenas mais três vitórias são suficientes para isso. Já o conjunto de Santa Fé, atual vice-colocado, vai precisar de um triunfo a mais do que o Verdinegro de San Juan.

Em clássico de pompa, o Nueva Chicago foi à Paternal e não eu à mínima às pretensões do Bicho de vencer e ficar somente a dois pontos da zona do acesso. O Torito assumiu o controle do jogo, encurralando a equipe de Borgui ou no seu campo de defesa ou na sua mentalidade cansada de um jogo de toques sem efetividade. O Conjunto de Mataderos cozinhou o Bicho nos primeiros 45 minutos e aplicou-lhe uma dolorosa derrota com categoria e com os gols de Gagliardi e Agudelo, na etapa final. Luciano Cabral foi o nome do gol que pouco adiantou para reverter a situação do conjunto da Paternal. Com o resultado, o irregular Argentinos, cai para a oitava posição e começa a pôr em riscos suas chances de acesso. Já o Torito, em quatro lugar, entra definitivamente não só na zona de acesso, mas na briga por uma das vagas.

Quem decepcionou na rodada foi o Boca Unidos, que foi a Pergamino e não foi páreo para o vibrante futebol do Douglas Haig. A derrota ainda não altera as chances da equipe de Corrientes, que sustenta a quinta posição e que tem uma tabela mais fácil que a maioria de seus rivais nas próximas rodadas. Outro resultado do zonal apresentou a surpreendente vitória do Instituto sobre o Ferro Carril Oeste. Jogo foi em Caballito e o resultado praticamente mantém o Ferro na B Nacional em 2015.

Zona B

Absurdo pensar, mas como uma equipe desperdiça a chance de ser promovida de categoria, ao disputar cinco vagas de acesso com mais 10 concorrentes? Isto se aplica a clubes poderosos da B Nacional, o principal deles é o Huracán. Pouco a pouco o Globito de Parque Patrícios vai enterrando suas chances de acesso. Na rodada, perdeu mais uma vez. Foi a Paraná e levou 2×0 do Patrón. Pior que isso, poderia ter levado no mínimo cinco. Coisa feia de ver; coisa séria para se preocupar. E preocupação é o que mais toma de assalto a cabeça de Frank Kudelka. E adianta? Parece que não. Tanto é assim que a direção da equipe já pensa em novo treinador. Com o resultado, o Huracán fica em penúltimo lugar no zonal. Por certo que tem chances matemáticas, só que os seus rivais tem muito mais pontos e jogam infinitamente melhor que ele, no momento. Só um milagre salva o Globo de não se manter na segunda divisão da Argentina, em 2015.

Lucas Gamba foi o nome do gol. e da liderança para o Tatengue na cancha do Colectivero
Lucas Gamba foi o nome do gol. e da liderança para o Tatengue na cancha do Colectivero

Jogo Grande ocorreu em Missiones, na cancha do Crucero del Norte. O Colectivero sustentava a liderança do zonal e foi anfitrião para o seu cruel perseguidor, o Unión Santa Fe. A equipe visitante fez jogo duro, apostando em manter 11 soldados no campo de defesa e jogar por uma bola. Deu certo. A chance apareceu aos 41 minutos da etapa inicial e Lucas Bamba colocou a pelota no arco do ótimo Germán Caffa. O resultado coloca o Tatengue na liderança da competição, mas tampouco abala a sólida campanha do Colectivero, que agora ostenta o segundo posto.

Outra vitória fantástica foi a do Tempreley, que foi a San Francisco e humilhou o Sportivo Belgrano por 3×0. Assim a Celeste vai para a terceira colocação do zonal. Com um ponto a menos está o Atlético Tucumán, que venceu o Independiente Rivadávia por 1×0, jogando em seus domínios. Na outra partida da rodada, em Tandil, o Ramón Santamarina não teve dificuldades para bater no All Boys por 3×1. O Albo segue naquelas: pior que bêbado na escuridão.

Classificação

Zona I – A

1º San Martín San Juan: 26 pontos
2º Colón de Santa Fe: 24 pontos
3º Gimnasia Jujuy: 23 pontos
4º Nueva Chicago: 23 pontos
5º Boca Unidos: 22 pontos
6º Aldosivi: 16 pontos
7º Douglas Haig: 6 pontos
8º Argentinos Juniors: 15 pontos
9º Instituto: 14 pontos
10º Ferro: 9 pontos
11º Guaraní A. Franco: 9 pontos

Zona II – B

1º Unión Santa Fe: 25 pontos
2º Crucero del Norte: 23 pontos
3º Temperley: 23 pontos
4º Atlético Tucumán: 22 pontos
5º Sarmiento: 18 pontos
6º Patronato: 18 pontos
7º Independiente Rivadávia: 16 pontos
8º All Boys: 16 pontos
9º Santamarina: 14 pontos
10º Huracán: 14 pontos
11º Sp. Belgrano: 12 pontos

Joza Novalis

Mestre em Teoria Literária e Lit. Comparada na USP. Formado em Educação e Letras pela USP, é jornalista por opção e divide o tempo vendo futebol em geral e estudando o esporte bretão, especialmente o da Argentina. Entende futebol como um fenômeno popular e das torcidas. Já colaborou com diversos veículos esportivos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

13 + dezesseis =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.