Acesso

Definido novo formato da B Nacional/2014

afa

Na data de hoje, a “cartolagem” da AFA deu a entender como será o novo formato da B Nacional, torneio que será de curta duração e que mandará 10 equipes à elite argentina em 2015. Vejamos como vai ser.

Foi na data de hoje que eles sentaram para conversar. Após a ultrajante invenção do torneio longo e com 30 clubes, na primeira divisão, se fez necessário alterar também o formato da B Nacional. Isto porque a Segundona terá de mandar 10 representante para o torneio principal, que se inicia em 2015. Definiu-se que os 22 clubes participantes se dividirão em duas zonas diferentes.

Quanto às disputas, cada equipe vai jogar apenas dentro de sua zona em partidas de ida e volta. No fim, os cinco primeiros de cada zona subirão à primeira divisão argentina e disputarão o novo campeonato. A AFA ainda não bateu o martelo acerca dos participantes de cada zona. Porém, tudo indica que a divisão ficará desta forma.

Zona A: Colón de Santa Fe, Argentinos Juniors, Atlético Tucumán, Gimnasia y Esgrima de Jujuy, Independiente Rivadavia de Mendoza, San Martín de San Juan, Ferro Carril Oeste, Sportivo Belgrano de San Francisco, Douglas Haig de Pergamino, Nueva Chicago e Guaraní Antonio Franco de Posadas.

Zona B: All Boys, Crucero del Norte de Posadas, Sarmiento de Junín, Unión de Santa Fe, Instituto de Córdoba, Boca Unidos de Corrientes, Aldosivi de Mar del Plata, Ramón Santamarina de Tandil, Temperley, Huracán e Patronato de Paraná.

A rodada inicial ocorrerá em 02 de agosto de 2014, e a última, em 07 de dezembro. Haverá três rodadas no meio de semana de maneira que as equipes ascendidas tenham tempo para se planejarem para o novo campeonato. Ficou faltando apenas o sorteio que definirá os confrontos de cada encontro.

Desta forma, equipes tradicionais têm a oportunidade rara de retornarem à elite argentina. Dentre elas estão Colón, Argentinos Juniors, Nueva Chicago, Huracán, San Martín, Unión Santa Fe, Atlético Tucumán, Ferro Carril Oeste etc.

Joza Novalis

Mestre em Teoria Literária e Lit. Comparada na USP. Formado em Educação e Letras pela USP, é jornalista por opção e divide o tempo vendo futebol em geral e estudando o esporte bretão, especialmente o da Argentina. Entende futebol como um fenômeno popular e das torcidas. Já colaborou com diversos veículos esportivos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quatro × dois =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.