Governo mantém restrição de torcidas visitantes na província de Buenos Aires
Quase um ano após a proibição por parte do Governo de torcidas visitantes dos estádios na província de Buenos Aires – que acabou se difundindo também as demais regiões – o secretário de esportes da província de Buenos Aires, Alejandro Rodríguez, confirmou que manterá a restrição para a próxima temporada. Uma das medidas deve-se também ao recente inchamento do futebol argentino, que a partir de 2015 contará com 30 equipes na primeira divisão nacional.
A ideia é manter a restrição até o final de 2015. “Devido a quantidade de partidas é necessário convocar cerca de 7.500 a 10.000 efetivos e isso iria desproteger outras regiões da província. A partir de 201, com 12.000 ingressos previstos para a policia, aí sim poderemos conseguir uma aprovação para um projeto que apresentamos, com a possibilidade de voltar os visitantes”, destacou o secretário de esportes da província. Rodríguez ainda garantiu que a decisão de manter os visitantes fora dos estádios não teve qualquer influência por parte da presidência da república.
A proibição de torcedores visitantes nas partidas da Primeira Divisão — já existia uma restrição para os jogos do acesso, que caiu somente nos jogos do River Plate, quando este esteve na B Nacional — foi como medida cautelar no fim da temporada passada, em meados de junho, quando um torcedor do Lanús foi morto antes do início da partida contra o Estudiantes LP, em La Plata. Após isso, após enfrentamento de duas facções do Boca Juniors, dois torcedores do Boca morreram antes de uma partida contra o San Lorenzo, pelo torneio de inverno.