Di Maria deve chegar à Copa como melhor argentino em campo
Di Maria nunca viveu momento tão bom como agora. A fase do argentino de 26 anos é boa não só no Real Madrid, finalista da UEFA Champions League, mas também no elenco de Sabella na Seleção Argentina. O polivalente meia revelado pelo Rosário Central tem sido uma das principais válvulas de escape da Seleção, e os motivos não são poucos.
O vigor físico de Angelito impressiona. Partidas como o empate em La Paz pelas Eliminatórias 2014 ( análise aqui ) há 3.672 metros do nível do mar diante da Bolívia foram emblemáticas para Di Maria nesta passagem pela Seleção. E o tal vigor físico chama atenção pelo aproveitamento tático que Sabella tem se utilizado em relação ao meia. Di Maria tem sido uma espécie de coringa no esquema do treinador:
Não bastasse a variabilidade apresentada dentro das 4 linhas, Di Maria apresenta ótimos números com a Seleção Argentina que chegará ao Brasil em junho.
Di Maria, o principal garçom da Argentina de Sabella:
Dos 60 gols convertidos pela Argentina desde que Sabella assumiu, Di Maria converteu 5 e deu assistência direta para 10. Mesmo ausente em 5 das 28 partidas, ninguém na Albiceleste 2014 tem melhores números no quesito que Di Maria.
As jogadas em velocidade em contragolpe e pela linha de fundo são os pontos fortes do meia, maior lançador de bolas à área pela Seleção nas Eliminatórias 2014, e segundo nas viradas de jogo certas(atrás apenas de Javier Mascherano*)
Evolução tática e melhora na disposição defensiva:
Além de jogar pelos dois lados, seja mais ofensiva ou defensivamente, Angelito tem feito valer tamanho deslocamento na recomposição defensiva. Com exceções de jogadores fortes no quesito, e escalados para isso como Mascherano, Campagnaro e outros, Di Maria é o jogador que mais desarmou pela Argentina nas Eliminatórias 2014. Ao todo foram 20 desarmes no decorrer da competição*.
*Dados via Foostats
Com Messi ainda abaixo do habitual e em gradual recuperação para que em junho esteja em nível ótimo, os sócios no esquema ofensivo naturalmente devem aparecer e comparecer. Tem sido o caso de Di Maria.
Pingback: Dez anos da Copa de 2014: confira todo o material do Futebol Portenho!