Zanetti anuncia aposentadoria para o fim da temporada
Um dos jogadores mais importantes do futebol argentino, Javier Zanetti anunciou nesta semana a sua data de despedida do esporte. Diferentemente do que os dirigentes do Banfield – clube no qual foi despontou – desejava, o atleta fará seu último jogo como profissional no próximo dia 18 de maio, na última rodada do Campeonato Italiano.
Apesar de abandonar as chuteiras, Pupi integrará a comissão técnica da Internazionale de Milão, único clube europeu na carreira do jogador. Pupi foi revelado pelo Talleres de Remédios y Escalada em 1992. Bastou uma temporada para ir para o Banfield, onde ficou até 1994.
Sua primeira temporada no futebol italiano foi a de 1995/96. Três anos mais tarde, tornou-se capitão da equipe, ficando com o posto até os dias atuais – desde que jogue como titular. “A decisão está tomada: Ele fará parte do corpo técnico”, destacou o presidente da Inter, Erik Thohir
Zanetti só não disputou o último mundial por ter levado a culpa nas derrotas da Argentina para Brasil (3×1 em Rosário) e para o Paraguai, em 2009. Antes, disputou as Copas de 1998 e 2002. Entre 1994 e 2011, Zanetti atuou em 145 partidas com a Seleção Argentina marcando cinco gols. O lateral é o recordista em presenças na Seleção.