Primeira Divisão

Boca supera o líder Estudiantes e respira

boca-estudiantes

Após três rodadas sem vitória, que geraram uma crise que chegou a ameaçar o emprego de Carlos Bianchi, finalmente o Boca Juniors conseguiu vencer em 2014. E foi uma vitória importante, sobre o Estudiantes, que havia vencido as três primeiras partidas do Torneio Final. O 1 a 0 deve dar alguma folga para Bianchi e o elenco xeneize.

E foi uma vitória suada. O Estudiantes foi melhor ao longo de todo o primeiro tempo, explorando principalmente o flanco mais vulnerável da defesa xeneize: o lado direito, formado por Grana e Cata Díaz. Conduzido por Verón, o Pincha se mostrou bem mais sólido na primeira etapa, mas pecou pela dificuldade de construir jogadas de perigo real.

Por seu lado, o Boca tentava se acertar com Acosta como enganche, mas as coisas não iam bem. A equipe estava nitidamente desarticulada e nervosa, e até jogadores experientes e de qualidade, como Gago, erravam diversos passes. Mas aos 42 minutos veio o lance que decidiu a partida. Gago cobrou escanteio pela direita e Gigliotti cabeceou para marcar o único gol da partida.

No segundo tempo a equipe de La Plata voltou com tudo. Mas a partida estava à feição dos xeneizes. A vantagem no placar elevou o moral da equipe da casa, que, com moral alto e empurrado pela torcida, conseguiu resistir bem à pressão rival. Para completar a festa, Riquelme entrou a 10 minutos do fim, sob ovação da torcida. A equipe de Bianchi finalmente conseguiu diminuir a pressão. A ver se conseguirá aproveitar.

BOCA: Orión, Grana, Pérez, Sorlín e Insúa; Erbes, Gago, Ledesma e Acosta (Rivero); Martinez (Perotti) e Gigliotti (Riquelme).

ESTUDIANTES: Rulli, Leonardo Jara, Schunke, Desábato e Goñi; Rosales (Rodriguez);, Verón, Gil Romero (Martinez) e Correa; Franco Jara (Olivera) e Carrillo.

Tiago de Melo Gomes

Tiago de Melo Gomes é bacharel, mestre e doutor em história pela Unicamp. Professor de História Contemporânea na UFRPE. Autor de diversos trabalhos na área de história da cultura, escreve no blog 171nalata e colunista do site Futebol Coletivo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

7 + 5 =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.