Arquivo

O que o São Paulo pode esperar de Clemente Rodríguez

clemente

A noite da segunda-feira viu um grande clube brasileiro confirmar a contratação de um jogador argentino. O site oficial do São Paulo Futebol Clube anunciou que o lateral Clemente Rodríguez é o novo jogador do tricolor paulista. O que esperar de mais essa contratação de um jogador platino por um gigante brasileiro?

Clemente Rodríguez sempre foi um lateral agressivo e forte no apoio. Foi revelado pelo Boca Juniors, clube de onde saiu e voltou várias vezes. Pelos xeneizes, viveu a melhor fase da história do clube e participou da equipe que conquistou as Libertadores de 2001, 2003 e 2007. Muitos sempre o trataram apenas como uma espécie de fiel escudeiro de Riquelme, seu grande amigo e aliado nas divisões internas que o elenco auriazul sofre há tempos.

A avaliação é injusta. Por mais que o “Diez” tenha muita força no plantel (em particular entre os atletas criados no clube), nenhum jogador jamais se sustentou apenas baseado na amizade com o craque. A carreira de Clemente foi construída em grande parte em função de sua ótima capacidade de apoiar o ataque pelo lado esquerdo, ainda que suas atuações defensivas nunca tenham sido seu forte. Em suma, não seria absurdo dizer que se trata de um lateral à moda brasileira que nasceu e construiu sua carreira na Argentina.

Resumindo, trata-se de um jogador talhado para jogar no Brasil. O problema não está no jogador, mas no timing de sua contratação. Clemente Rodríguez está às vésperas de completar 32 anos. Não possui mais a mesma velocidade e arranque de outros tempos. Suas subidas ao ataque mantém algo da velha qualidade, mas a recomposição se torna cada dia mais difícil, de modo que as costas do lateral se transformaram em alvo preferencial dos adversários dos xeneizes.

Ao fim, o lateral agressivo e potente em suas subidas ao ataque perdeu muito de sua força. No futebol argentino, em que se espera que os defensores do lado do campo tenham a função primordial de marcar, isso é uma sentença de morte para o atleta, de modo que sua dispensa pelo Boca Juniors não surpreende. Resta saber em que medida o Tricolor Paulista conhece o jogador que contratou. Se espera um marcador que vá ao ataque com segurança, bateu na porta errada. Mas se está disposto a entender que tem em mãos um lateral com força no apoio e dificuldades na recomposição defensiva, pode finalmente resolver o problema que se nota há tempos no lado esquerdo da defesa da equipe.

Tiago de Melo Gomes

Tiago de Melo Gomes é bacharel, mestre e doutor em história pela Unicamp. Professor de História Contemporânea na UFRPE. Autor de diversos trabalhos na área de história da cultura, escreve no blog 171nalata e colunista do site Futebol Coletivo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

um × três =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.