Independiente

Fazendo as Contas

descensorojo

Após quase ser rebaixado já na noite de segunda-feira, o Independiente respirou aliviado após o empate do San Lorenzo contra o Argentinos Jrs., que manteve o Rojo ainda na primeira divisão. Mas a situação ainda é desesperadora. Entenda o que é necessário para que o tradicionalíssimo clube de Avellaneda se salve ao fim da temporada.

No formato atual de rebaixamento, três equipes caem para a B Nacional. E no momento o Independiente está em penúltimo lugar na tábua de promédios, à frente apenas do já rebaixado Unión. E só pode superar mais duas equipes: San Martín e Argentinos Jrs. O que significa que a única chance de salvação é ultrapassar o Verdinegro e o Bicho.

Para que isso ocorra, só há uma combinação possível. O Rojo deve vencer as duas partidas que faltam, o Argentinos Jrs. não pode somar mais nenhum ponto e o San Martin pode no máximo conquistar mais um ponto. Qualquer outra combinação condena do Independiente ao descenso. Mas, se é matematicamente possível, seria minimamente provável que essa combinação ocorra?

Vitórias do Independiente nas últimas rodadas não parecem improváveis. A equipe enfrentará o San Lorenzo em casa e o Colón fora. São duas equipes superiores ao Rojo (em particular o Ciclón), mas que não disputam mais nada na reta final do torneio. Jogando a vida nessas duas partidas, não é impensável que o Rojo consiga superar suas limitações e vença os dois confrontos.

A grande esperança para o Independiente é que seus rivais terão partidas absolutamente indigestas na última rodada. San Martín e Argentinos Jrs. enfrentam respectivamente River Plate e Newell’s Old Boys, os dois candidatos ao título, e em ambos os casos em partidas fora de casa. Esperar derrotas dos rivais na última rodada é algo muito plausível para o Rojo.

O problema está na próxima rodada. O San Martín recebe o Estudiantes, e, ainda que seja favorito, não é impensável um empate, que manteria o Independiente na luta. O grande problema é a necessidade de torcer para que o Argentinos Jrs. perca em casa para o Colón. A equipe de Santa Fé não disputa mais nada e é conhecida por sua falta de ambição, sempre se sentindo confortável na metade da tabela. Essa partida parece ser aquela em que o Rojo necessita de um resultado mais improvável.

A grande chave para a sobrevivência do Independiente parece ser sobreviver à próxima rodada. Se isso ocorrer, a tabela da última rodada tem tudo para ajudar o clube de Avellaneda. Nesse caso, se abriria a oportunidade para um até então impensável triangular com San Martin e Argentinos Jrs. valendo a sobrevivência. A dificuldade parece ser chegar respirando até lá.

 

 

 

Tiago de Melo Gomes

Tiago de Melo Gomes é bacharel, mestre e doutor em história pela Unicamp. Professor de História Contemporânea na UFRPE. Autor de diversos trabalhos na área de história da cultura, escreve no blog 171nalata e colunista do site Futebol Coletivo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

vinte − catorze =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.