Boca

Bombonera com os dias contados?

0003326442

Desde Buenos Aires – Enquanto no Brasil assistimos a construção de novos estádios  para a Copa do Mundo de 2014 e alguns outros clubes do país aproveitam para fazerem necessárias reformas ou até mesmo levantar um gigante desde a pedra fundamental, na Argentina os torcedores do Boca Juniors estão se mobilizando para organizar um protesto contra a possibilidade do clube erguer uma nova cancha em substituição à mítica Bombonera.

Em uma recente publicação de um site inglês – Bleacher Report – que é ligado à UEFA, a tradicionalíssima casa Xeneize ficou na nona colocação entre os dez estádios mais importantes do mundo (confira a lista completa abaixo).

Durante sua campanha pela presidência da instituição, Daniel Angelici fez uma promessa; caso eleito, a Bombonera seria revitalizada e poderia inclusive ganhar mais algumas arquibancadas no lugar onde hoje estão situados os chamados “palcos vips”. Com o passar do tempo, praticamente nada saiu do papel, mas parece que agora existe um forte interesse de um grupo de investidores árabes em  mandar para o chão a atual cancha e construir uma completamente nova.

É claro que a notícia desagradou a maioria – para não dizer totalidade – dos torcedores Xeneizes, que veem no estádio um dos motivos de toda a força e tradição azul e ouro no continente. Para tentar convencer os descontentes, os dirigentes prometeram que com essa ampliação, torcedores que não são sócios também poderiam comparecer normalmente aos jogos. Vale lembrar que, no Boca Juniors, existe um ranking de associados que é determinado pela frequência de cada torcedor aos jogos. Os melhores pontuados são aqueles que podem comprar ingressos para os compromissos do time dentro e fora de casa.

Não convenceu ninguém. O movimento contra a ideia de uma nova Bombonera ganhou força principalmente depois que levantou-se a questão que até mesmo o nome poderia ser alterado para “Emirates” (como ocorreu com o Arsenal) ou então seria batizado com o nome do atual proprietário árabe da empresa.

O movimento de protesto organizado pelos torcedores ganhou força impulsionado pelas redes sociais e foi batizado de “¡Salvemos La Bombonera!”. A manifestação ocorrerá neste sábado (20/04) às 16h00 na porta do estádio, localizado na rua Brandsen.

Lista com os 10 estádios mais emblemáticos segundo o site inglês Bleacher Report; 

1. Azteca (municipal da Cidade do México)

2. Wembley (municipal de Londres)

3. Maracanã (municipal do Rio de Janeiro)

4. Santiago Bernabéu (Real Madrid)

5. Monumental de Núñez (River Plate)
6. Olimpico (municipal de Roma)
7. Camp Nou (Barcelona)
8. Giuseppe Meazza (municipal de Milão)
9. La Bombonera (Boca Juniors)
10. Anfield Road (Liverpool)

Leonardo Ferro

Jornalista e fotógrafo paulistano vivendo em Buenos Aires desde 2010. Correspondente para o Futebol Portenho e editor do El Aliento na Argentina.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dois × quatro =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.