Acesso

B Nacional: resumo da rodada

A rodada da B Nacional foi marcada pelo grande encontro entre Olimpo e Gimnasia LP. O Lobo faturou por 3×0 e encostou no Aurinegro, na segunda posição. Sorte do Rosário Central, que soube vencer o Chicago, fora de casa, e aumentar a vantagem sobre seus perseguidores. Vejamos a rodada.

Nueva Chicago 1×2 Rosário Central

Embora o Torito seja o último colocado do Torneio e também da tabela dos promédios, a mística de sua torcida e de sua camisa colocavam certa preocupação no elenco de Russo. Só que o rival da rodada ajudava o Central, já que tudo indica que o seu destino inexorável é o doloroso retorno à B Metro.

Desde os primeiros instantes da partida, o Chicago já dava mostras do quanto é uma equipe perdida e desorganizada, na atual temporada. Ou seja, tudo ao contrário do que hoje em dia representa o elenco rosarino. Pensando em chegar ao gol de maneira precipitada, o Torito ofereceu o campo de jogo de modo perigoso para o líder da B. E antes que o Chicago notasse seu próprio erro, Diego Lagos mandou a pelota para as redes e deu a tranquilidade necessária ao Canalla.

O Gol fez o elenco de Russo administrar o resultado logo cedo. Por um lado, deixou de apresentar o futebol que o levou a 12 vitórias consecutivas; por outro, deu mostras de que mesmo quando não joga bem, ou quando se coloca à frente do placar, sabe lidar muito bem com a pressão. Desta forma, o visitante dava o campo para os donos da casa que tampouco sabiam o que fazer com o presente. As chances de gol eram escassas e o jogo parecia não ter fim.

No segundo tempo, novamente o Canalla chegou às redes no início. Néstor Bareiro, logo aos sete, tirou de cena uma possível reação do Torito. No lance, até chapéu teve no arqueiro local. E o jogo passou a ser o retrato do que havia sido o primeiro tempo. A diferença foi que “Gomito” Gómez descontou para o Chicago, aos 28 minutos de jogo. Foi o máximo que o Torito conseguiu fazer.

O Central teve mais algumas chances, já que o Torito buscava a igualdade a qualquer custo. Assim, mesmo não jogando bem, o Canalla ainda teve tudo para ampliar a diferença. Na principal delas, Toledo fez bobagem e desperdiçou. E o resultado ficou mesmo no 2×1 para o Central. Com o triunfo, a equipe de Miguél Ángel Russo consegue finalmente colocar uma vantagem mais tranquila sobre seus perseguidores.

Olimpo 0x3 Gimnasia La Plata

No jogo da rodada, o Gimnasia foi a Bahía Blanca e mostrou as garras do Lobo do Bosque. Fez três gols no Olimpo e poderia ter feito muito mais. O placar revela a qualidade do Gimnasia de atuar nos contragolpes e nos erros dos rivais. Revela também a fragilidade da proposta do Olimpo de propor o jogo diante de adversários mais qualificados. E revela ainda que o Aurinegro joga bem melhor como visitante do que como anfitrião.

Porém, vale considerar a sorte que o Lobo teve no encontro. Logo aos nove minutos, Barsottini abriu o placar. Dois minutos depois foi a vez de Franco Mussis ampliar. Desta forma, ficou difícil para o Olimpo se encontrar no cotejo. Já o Lobo fez justamente o que o Olimpo não queria: deixou que o conjunto local saísse para o jogo e cedesse o campo de defesa. A proposta deu certo e o Gimnasia esteve mais perto de chegar ao terceiro gol do que o Olimpo. Na volta do intervalo, Ignacio Fernádez ampliou para o Lobo, quando o ponteiro não marcava nem mesmo um minuto de jogo. Com o resultado, o conjunto de La Plata fica a quatro pontos do líder Central e com a mesma pontuação do Olimpo de Bahía Blanca.

Outros resultados:

Almirante Brown 1×0 Ferro Carril Oeste; Banfield 3×1 Merlo; Boca Unidos 1×1 Instituto de Córdoba; Dougla Haig 1×0 Crucero del Norte; Patronato 0x0 Gimnasia Jujuy; Atlético Tucumán 0x0 Aldosivi; Huracán 1×0 Sarmiento de Junín.

Classificação

1 – Rosario Central 49 pontos
2 – Gimnasia 45 pontos
3 – Olimpo 45 pontos
4 – Banfield 38 pontos
5 – Sarmiento 36 pontos
6 – Gimnasia Jujuy 36 pontos
7 – Atlético Tucumán 35 pontos
8 – Patronato 35 pontos
9 – Independiente Rivadávia 34 pontos
10- Defensa y Justicia 33 pontos
11- Almirante Brown 32 pontos
12- Huracán 31 pontos
13- Douglas Haig 30 pontos
14- Ferro 28 pontos
15- Aldosivi 28 pontos
16- Crucero del Norte 26 pontos
17- Instituto 24 pontos
18- Boca Unidos 24 pontos
19- Deportivo Merlo 22 pontos
20- Nueva Chicago 18 pontos

Joza Novalis

Mestre em Teoria Literária e Lit. Comparada na USP. Formado em Educação e Letras pela USP, é jornalista por opção e divide o tempo vendo futebol em geral e estudando o esporte bretão, especialmente o da Argentina. Entende futebol como um fenômeno popular e das torcidas. Já colaborou com diversos veículos esportivos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

vinte − 6 =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.