Acesso

Termina o primeiro turno da B Nacional

Jogando de branco, o Central venceu o Merlo e se consolidou na zona do acesso

Terminou nesta segunda feira a 19a rodada da B Nacional. Com isso, se deu por encerrado o primeiro turno da edição 2012/13 da competição. Se o torneio terminasse agora, Olimpo e Rosário Central voltariam para a elite, com Banfield e Gimnasia Jujuy disputando um desempate para definir quem ficaria com a terceira vaga. Douglas Haig e Nueva Chicago estariam rebaixados.

A última rodada do 1o turno manteve algumas tendências que já eram perceptíveis na reta final de 2012. Na abertura da rodada o Douglas Haig foi derrotado pelo Atletico Tucumán por 3 a 2, mantendo-se na zona do descenso, e assegurando a sobrevivencia do Decano na luta para voltar à elite. As coisas não foram melhores para o Nueva Chicago, derrotado em casa pelo Ferro pelo mesmo placar.

Na parte de cima da tabela, o Rosário Central manteve a boa fase ao bater o Merlo por 2 a 1 fora de casa, chegando à vice-liderança isolada, com 34 pontos. Os canallas se beneficiaram também do surpreendente empate do líder Olimpo em casa contra o Crucero del Norte. Os aurinegros de Bahia Blanca não saíram do zero, e viram sua vantagem para o vice-lider cair para dois pontos.

A terceira posição é ocupada por Gimnasia Jujuy e Banfield, ambos com 31 pontos. O Lobo Jujeño foi derrotado pelo Huracán, que vem fazendo uma boa campanha de recuperação, por 1 a 0. O Taladro poderia ter aproveitado a oportunidade para ultrapassar o rival na disputa, mas não saiu de um 2 a 2 contra o Defensa y Justicia jogando em casa. Hoje as duas equipes teriam de disputar um desempate para conhecer a terceira equipe a chegar à elite.

Outra partida importante foi a vitória do Sarmiento de Junín sobre o Gimnasia La Plata por 1 a 0, placar que fez com que as duas equipes ficassem apenas um ponto abaixo dos dois terceiros colocados. As outras duas partidas terminaram empatadas em 0 a 0: Patronato x Almirante Brown e Institudo x Independiente Mendoza.

Tiago de Melo Gomes

Tiago de Melo Gomes é bacharel, mestre e doutor em história pela Unicamp. Professor de História Contemporânea na UFRPE. Autor de diversos trabalhos na área de história da cultura, escreve no blog 171nalata e colunista do site Futebol Coletivo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 × dois =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.