Boca renova com Nike e terá camisa violeta
O Boca Juniors renovou seu contrato com a Nike, que seguirá fornecendo material esportivo para os xeneizes até o final de 2019. Os valores envolvidos são interessantes para os padrões sul-americanos. Mas a pergunta que resta é: como um universo tradicionalmente machista como o do futebol lidará com a nova camisa do clube?
Para seguir como fornecedora de material esportivo do clube da Ribera até 31/12/2019 a Nike pagará um total de 45 milhões de dólares. Como a expectativa é que o clube arrecade mais 15 milhões com a venda de material para seus torcedores, espera-se que o novo contrato renda 60 milhões de dólares aos cofres do clube (algo como 7,5 milhões por ano, uma vez que o contrato retroage a 01/01/2012).
Além das altas cifras envolvidas, a grande novidade é a nova camisa, em tons violeta. Na verdade, a camisa não foi projetada para ser utilizada em partidas comuns. O Boca Juniors continuará utilizando suas camisas nas cores tradicionais. A novidade deverá ser utilizada em alguma partida dos amistosos de verão, ou talvez em alguma data específica, como dia das mães ou o dia internacional da mulher.
Ainda assim fica a dúvida sobre a aceitação da novidade. O Fluminense fez muito sucesso com sua camisa laranja, que sequer foi utilizada em partidas oficiais, e o Corinthians, com uma camisa em tons semelhantes às do Boca, também conseguiu um bom número de vendas. A existência de camisas especiais, com cores muito diferentes das oficiais, ainda é uma novidade na Argentina. Quando se pensa que um dos gigantes do futebol do país vai utilizar uma camisa de tais cores em um universo machista como é o do futebol, não há como não ficar curioso sobre a repercussão da novidade.