Mundial de Clubes

Burrito solitário

A eliminação – um tanto que previsível – do Monterrey no Mundial de Clubes, impediu que a decisão pudesse ter um número maior de argentinos no elenco. Isso faz com que o duelo entre Corinthians e Chelsea, no próximo domingo (16), as 8h30, tenha somente um argentino com chances de ser campeão.

Juan Manuel Martinez, que por duas vezes chegou perto de levar o Vélez para o Japão, vestiu a camisa do Corinthians a partir do meio do ano. Sem ritmo de jogo, o argentino pouco jogou pelo clube brasileiro. O Futebol Portenho, indiretamente – já que o trabalho era para outro veículo –, acompanhou uma dessas partidas, in-loco, de Burrito pelo Brasileiro: vitória por 2×0 sobre o Atlético-GO, em Brasília.

Dias antes desse jogo, o atacante havia dito que estava um pouco magoado com a reserva, afirmando que veio ao Brasil para ser titular. O mesmo passou com o peruano Guerrero, autor do único gol contra o Al-Ahly. “Não criei nenhuma polêmica”, garantiu o jogador à reportagem. Um tom político, é verdade. Talvez com receio de não jogar o Mundial.

Ir para o Japão Burrito até que foi, mas ainda não entrou em campo. E pelo que tudo indica, as chances são mínimas. As únicas modificações que o treinador cogita fazer para o duelo de domingo é colocar o xodó Romarinho, Edenílson ou Jorge Henrique para a vaga de Douglas. Segundo o treinador, o argentino disputa chances com Emerson, nada menos o herói do título da Libertadores, mas que tomou um tostão durante a partida contra os egípcios.

Caso não jogue, Martinez irá repetir o feito de Gabriel Milito, que foi campeão em 2009, mas não entrou em campo em nenhuma partida naquele Mundial vencido pelo Barcelona, na prorrogação, sobre o Estudiantes.

O Chelsea, como a maioria dos times ingleses – com exceção do Manchester City – não conta com jogadores argentinos em seu plantel. O Monterrey, que perdeu por 3 x 1 para os Blues, conta com dois hermanos em seu elenco: Neri Cardozo (ex-Boca) e Cesar Delgado (ex-Rosario Central).

Argentinos campeões do Mundo após homologação da Fifa
2011: Javier Mascherano e Lionel Messi (Barcelona-ESP)
2010: Javier Zanetti, Esteban Cambiasso e Diego Milito (Internazionale-ITA)
2009: Gabriel Milito* e Lionel Messi (Barcelona-ESP)
2008: Carlos Tevez (Manchester United)
2007: Nenhum
2006: Nenhum
2005: Nenhum
2000: Nenhum
* Não jogou nenhuma partida

Thiago Henrique de Morais

Fundador do site Futebol Portenho em 2009, se formou em jornalismo em 2007, mas trabalha na área desde 2004. Cobriu pelo Futebol Portenho as Eliminatórias 2010 e 2014, a Copa América 2011 e foi o responsável pela cobertura da Copa do Mundo de 2014

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezoito − dezesseis =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.