Messi quebra sua melhor marca anual
Maior joia do futebol mundial nos últimos anos, Lionel Messi quebrou neste sábado (15) mais uma marca pessoal. Os dois gols na vitória por 4×1 sobre o Getafe, fez com que o argentino superasse sua melhor marca pessoal de gols em um mesmo ano, sempre em jogos oficiais.
Os gols da partida de ontem fez com que Lionel Messi alcançasse a marca de 61 gols em 2012, contabilizando os jogos com a camisa do Barcelona e com a Seleção Argentina. O jogador superou a sua melhor marca, obtida em 2010, quando anotou 60 gols em jogos oficiais.
Apesar de ter conquistado apenas um título nesta temporada – a Copa del Rey – Messi vive o seu melhor momento pessoal. Além de ter superado a marca de César Rodriguez – hoje está com 261 gols, 21 a mais da marca do antigo recordista, conseguiu pela primeira vez um hat-trick com a Seleção Argentina. Primeiro na partida contra a Suíça, no início do ano, e depois na partida contra o Brasil, nos Estados Unidos.
Contabilizando os gols de pré-temporada com o Barcelona (o Futebol Portenho não considera os gols em partidas festivas) Messi já superou a sua melhor marca, chegando a 66 gols em um mesmo ano. Sua melhor marca anterior foi os 62 gols também em 2010.
Caso não se machuque, fique suspenso ou esteja poupado, Messi terá pela frente 30 partidas entre Campeonato Espanhol, Copa del Rey, Champions League e jogos da Seleção Argentina.
Números de Messi
Jogos oficiais com o Barcelona: 261 gols (181 na La Liga; 51 Champions; Copa del Rey 14; Supercopas 11; Mundial de Clubes 4)
Jogos amistosos e de pré-temporada com o Barcelona: 22 gols
Jogos com o Barcelona B e Barcelona C: 11 gols
Seleção principal: 28 gols
Seleção olímpica: 2 gols
Seleção sub20: 12 gols
Melhor temporada no Barcelona: 2011/12 – 73 gols
Melhor ano: 62 gols em 2012
Melhor temporada contando jogos amistosos do Barcelona e Seleção: 66 gols em 2012
Total de gols oficiais: 314 gols
Total de gols com os jogos amistosos do Barcelona: 336 gols
Será que rola também um levantamento de assistências? Afinal, Lionel Messi também se destaca nesse fundamento. O mundo concentra-se muito em falar de seus gol e comparar com outros ativos e aposentados, que esquecem o quão fundamental é nesse aspecto. É sendo goleador e assistente que faz Messi ser disparado o melhor jogador dessa Era.
Seleção Argentina precisa criar mais chances para finalização do Messi. Ele não é Maradona para controlar tão bem o meio campo, apesar de fazer bem isso, sua maior qualidade é definição.