Especiais

Ex-Atletas e Política no Interior Argentino

Desde Rosário – Futebol e política são duas grandes paixões dos argentinos. Sendo assim, não surpreende que muitos tentem misturar as duas coisas. Um efeito disso é que diversos ex-atletas profissionais buscaram a carreira política, alguns com relativo sucesso. Há até um caso único: um vereador que também é atleta profissional. Confira alguns exemplos.

Sergio Protti

Goleiro, estreou no Rosario Central em 1987, na equipe campeã argentina daquele ano. Mesmo sendo reserva, atuou na Copa de Ouro naquele ano, disputada nos Estados Unidos, com a participação de América-MEX, Chivas-MEX, Roma-ITA, Vasco da Gama-BRA e Dundee-ESC. Após o torneio, esquentou banco por vários anos, até se transferir em 1994 para o Lanús, onde também jogou pouco. Após pendurar as chuteiras, trocou o uniforme de goleiro pelo terno e gravata, onde foi eleito várias vezes como representante na Câmara de Arteaga, a 110 km de Rosário. Pode ser visto em ação no vídeo: watch?v=O2UZyAy6CRU

Pedro Damián Uliambre

Outro ex jogador do Central, de longa trajetória no futebol argentino (Central, Platense, Estudiantes, Colón de Santa Fe), sendo profissional entre 1988 e 1998, jogando 251 partidas e marcando 24 gols nesse período. Jogou a Libertadores de 1998 pelo Colón, na primeira vez que os Sabaleros chegaram à competição. Em 2011, o chaqueño que se radicou em Santa Fé, venceu as eleições municipais de Sauce Viejo, cidade próxima à capital da província. Uliambre concorreu pela Frente Santa Fé para Todos e teve 2691 votos (46,40% do total)

Alberto Boggio

Outro ex-jogador do Central. Após pendurar as chuteiras abriu uma escolinha de futebol na localidade de Funes. Em 2011 se candidatou na lista da Frente Progresista Cívico y Social, conseguindo, por pequena margem, uma cadeira na câmara de Vereadores daquela cidade

 

Aldo Pedro Poy

Ídolo histórico do Central, em 1971 fez o gol da vitória canalla no clássico mais importante da história de Rosário, quando o clube venceu o histórico rival Newell’s nas semifinais do campeonato argentino (foto). O gol, lembrado como “La Palomita (peixinho) de Poy” é tido na conta de o gol mais comemorado da história. Após uma trajetória como empresário, Poy se elegeu vereador em Rosário em 2011 pelo PDP (partido demócrata progresista).

Isidro Iturrieta

Começou a carreira no Atlético Ledesma de Jujuy, assim como Ariel Ortega, mas sua carreira não se aproximou vagamente do sucesso obtido pelo Burrito. Conheceu o ascenso quando atuava pelo Gimnasia y Tiro de Salta. Após uma carreira irregular, marcada por lesões, se elegeu em 2005 vereador no município Jujeño de Caimancito.

Carlos Daniel Castagneto

Ex-goleiro, atuou em clubes como Gimnasia La Plata, Temperley, San Lorenzo, Defensores de Belgrano, Quilmes e outros. Ligado ao peronismo, se candidatou a prefeito de La Plata em 2007, e chegou a vice-ministro de desenvolvimento social da Argentina. Também passou pelo ministério da saúde da Província de Buenos Aires e pela secretaria de prevenção e luta contra o narcotráfico da Presidência da Nação.

Rubén Darío Piaggio

Jogador surgido nos anos 1990, teve uma longa trajetória que inclui inúmeras equipes, como Gimnasia de La Plata, Unión, Gimnasia de Jujuy, Huracán, Dock Sud, Internacional de Porto Alegre, Tigres (México), Deportes Concepción (Chile), Marítimo (Portugal), Ionikos (Grecia), Racing de Ferrol, Granada (España), entre outros. Sua grande peculiaridade é, tendo ultrapassado os 40 anos, ser simultaneamente atleta profissional e vereador em Villegas, um caso raríssimo.

Estebán de León

Rosarino, vive em Funes (a 15 km de distancia) desde 1987, torcedor fanático Rosario Central. Estudiante de Engenharia Mecânica da Universidad Tecnológica Nacional (Facultad Regional Rosario).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 × 5 =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.