Arquivo

Disputa por Franco Jara pode sinalizar prestígio de River, Vélez ou San Lorenzo

Ex-atacante do Viaducto, Jara é disputado por grandes na Argentina

O atacante Franco Jara, do Benfica, é motivo de disputa por três times argentinos, River, San Lorenzo e Vélez Sarsfield. Mas que isso, sua chegada a um desses clubes pode sinalizar o melhor poder de bala e o status dessa essa instituição. O River se mostrava forte, agora, é o Fortín que está perto da contratação. Porém, o Ciclón novamente aparece com a conversa de “um grupo de empresários” para tentar atravessar o negócio.

Por muito pouco Franco Jara não foi parar no River Plate. Isso porque após várias negativas de alguns nomes de peso, o Millo apostava todas as suas fichas no ex-atacante do Arsenal de Sarandí como uma maneira de atenuar, à comunidade de Núñez, o clima de baixa autoestima que começa a se apresentar em Bajo Belgrano.

Tudo indica que o River desistiu já da contratação e isto seria em função dos valores que o empresário do jogador teria apresentado ao clube. Entre gastar fortunas para contratar um jogador como Saviola e valores bem mais modestos, porém elevados, para trazer Jara, os dirigentes do River vacilaram. O vacilo pode custar caro se o jogador realmente chegar ao Fortín; o que apontaria no River a sua dificuldade de se fixar na sua efetiva realidade atual.

Os dirigentes do Vélez já iniciaram negociações com “el Ave Fénix” e, por sua vez, também consideram a contratação como uma prioridade, já que se desfizeram de quase todo o elenco e precisam trabalhar rápido para não verem o Fortín sofrer no Apertura. Só que, quando em Liniers já imaginavam que o atacante estaria prestes a chegar, eis que surge o Ciclón com seu interesse pelo jogador.

Rigorosamente o San Lorenzo não tem condições atualmente para contratar um nome como o de Franco Jara. Porém, os dirigentes novamente apostam no “tal grupo de empresários”. Em nome desse grupo, uma verdadeira seleção argentina já foi montada em Bajo Flores. Só que o choque de realidade veio quando o clube perdeu o atacante Claudio Riaño, do Talleres, para o San Martín San Juan. A indicação de Riaño significava um acerto do técnico Caruso Lombardi, que, por incrível que possa parecer, é um dos mais sóbrios atualmente no Ciclón.

Depois de Riaño muitos outros atletas deixaram de acertar com o Ciclón. Alguns outros se foram do clube e não perderam a oportunidade de depor sobre o contexto no Cuervo. Em razão desse contexto, e considerando os absurdos do mundo do futebol, é bem capaz de o San Lorenzo entrar mesmo na briga por Jara. Isso porque a sua torcida já não aguenta as tantas humilhações que tem sofrido nos últimos anos. E pode se revoltar, diga-se.

Portanto, o ingresso de Franco Jara em um desses clubes poderia ser um sinal até do maior prestígio de um deles em relação ao outro. Porém, considerando o contexto atual das três instituições, a contratação do atacante por uma delas não passaria de uma simples desculpa para esconder sua incompetência e os seus vários problemas administrativos. A questão é saber se a desculpa realmente “cola”, diante do estrago profundo que já foi feito.

Joza Novalis

Mestre em Teoria Literária e Lit. Comparada na USP. Formado em Educação e Letras pela USP, é jornalista por opção e divide o tempo vendo futebol em geral e estudando o esporte bretão, especialmente o da Argentina. Entende futebol como um fenômeno popular e das torcidas. Já colaborou com diversos veículos esportivos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quatro + treze =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.