Acesso metropolitano: Sarmiento é campeão da B Metro; Fénix de Pilar, da primeira D
A rodada da Primeira C ainda não se concluiu. O Villa Dálmine está perto do título, mas ainda sofre a perseguição implacável do Universidad Urquiza, que ainda tem chances de ficar a taça. Na Primeira B Metropolitana, o Sarmiento de Junín sagrou-se o grande campeão de uma das mais difíceis competições da história. Na Primeira D, o Fénix de Pilar deu um exemplo de planejamento. Apos cair na temporada anterior para a quinta divisão, o clube tornou-se campeão e retorna a Primeira. Um grande feito para o Blanquinegro, que não teve rival na Primeira D.
Primeira D
O Fénix de Pillar foi o campeão da Categoria, ao empatar com o Centro Español fora de casa. Na última rodada, venceu bem o Victoriano Arenas por 3×2, depois de estar perdendo em Pillar por 2×1 até os 35 minutos do segundo tempo. Como a festa haveria de ser completa, Lionel Fonzalida fez o gol da virada aos 44 minutos de jogo. A festa foi completa e o Fénix retorna à Primeira C, um ano depois de ser rebaixado para a última divisão do acesso metropolitano. A campanha do Blanquinegro foi surpreendente e o titulo não poderia ficar em melhores mãos. O Futebol Portenho parabeniza o clube e os trocedores de Pilar pela conquista.
Torneio Reducido
Fénix campeão, restaram às demais equipes a luta pela inclusão no Torneio Reducido, uma espécie de reclassificatório pelo acesso. O campeão do torneio vai à promoción com um representeante da Primeira C.
Credenciado pela grande campanha na reta final da competição, o Atlas de General Rodríguez foi a Burzaco e venceu o San Martín por 2×1, com um gol de Néstor Leguiza aos 49 minutos do segundo tempo. O Resultado consagrou o Marrón como o terceiro colocado da Primeira D e permitiu ao clube que entre no Reducido com vantagem em relação a todos os demais adversários, com exceção do Argentino de Quilmes. Na Argentina, essa vantagem recebe o nome de “ventaja deportiva”.
Para mostrar que a equipe ainda tem a mesma pegada do início da competição, o Riestra fez 5×2 no Ballester. O mesmo se pode afirmar do Argentino de Quilmes, que bateu no Sportivo Barracas por 2×1. Uma vitória importantíssima na rodada foi a do Centro Español sobre o Yupanqui fora de casa. Com o resultado, o Gallego vai ao Reducido com a “ventaja deportiva” sobre o Cañuelas, o sétimo colocado. Os classificados para o Reducido foram: Argentino de Quilmes, Atlas, Centro Español, Riestra, San Martín Burzaco, Cañuelas, Yupanqui e Victoriano Arenas.
Desta forma ficaram assim os confrontos do Reducido:
23/05/2012 – Victoriano Arenas x Argentino de Quilmes – 30/05/2012: Arg. de Quilmes x Vic. Arenas.
23/05/2012 – Yupanqui x Atlas – 30/05/2012: Atlas x Yupanqui.
23/05/2012 – Cañuelas x Centro Español – 30/05/2012: Centro Español x Cañuelas.
23/05/2012 – San Martín Burzaco x Riestra – 30/05/2012: Riestra x San Martín Burzaco.
Quanto ao rebaixamento, vale destacar a importantíssima vitória do Deportivo Paraguayo sobre o Cañuelas por 1×0 e fora de casa. O resultado evitou o rebaixamento direto do clube e o mandou à disputa da promocíon. O Sporitvo Barracas foi rebaixado diretamente para as ligas regionais e sofreu sua desfiliação da AFA.
Primeira B Metro
O Sarmeinto de Junín foi o grande campeão de uma das mais disputadas edições da terceira divisão argentina. Na partida que era uma verdadeira final, o Verde venceu o Colegiales por 3×0 em Junín e fechou com chave de ouro a sua conquista da B Metro. Contudo, a competição ainda terá uma última rodada. Fundamental para determinar quem serão so representantes da Categoria no Torneio Reducido.
Colegiales, Estudiantes, Nueva Chicago, Brown de Adrogué, Platense, Los Andes e Comunicaciones já estão classificados para o Reducido. Uma última vaga segue aberta e muitos clubes se candidatam a ela. Acassuso, Almagro, Villa San Carlos e Flandria vão à última rodada lutando por essa vaga.
Na parte de baixo da tabela, o General Lamadrid foi rebaixado à Primeira C. Sportivo Italiano e San Telmo vão á última rodada procurando fugir da promo. Não se pode dizer que uma ou outra equipe leva vantagem. Isto porque o San Telmo vai receber em Islas Maciel o Barracas Central; enquanto o Italiano encara o Armenio em Ciudad Evita.