Argentina contará com três rebaixamentos diretos a partir da próxima temporada
A Associação de Futebol Argentino (AFA) anunciará na próxima terça-feira as mudanças definitivas para os campeonatos locais. A principal mudança será o fim da promoción e o número de rebaixados a partir da temporada 2012/13, ainda com os promédios.
Atualmente, o futebol argentino conta com dois rebaixamentos direitos e a possibilidade de outros dois através da promoción. A Comissão dos Torneios da AFA, no entanto, propôs pela mudança do regulamento, rebaixando três equipes de forma direta, sem a promoción, mas pelo discutido sistema de promédios.
Há dez dias, a ideia inicial era a de fazer duas tabelas de rebaixamento. A primeira descendendo duas equipes pelos promédios e outro pela classificação geral, mas o trio da Comissão de Torneios voltou atrás em tal quesito.
Outra decisão que será sacramentada na reunião da próxima terça-feira será quando a uma ‘superfinal’ envolvendo os campeões do Clausura e Apertura. Todavia, tal competição será apenas uma Copa a parte, não valendo como a definição de um único campeão argentino. Sendo assim, a Argentina continuará com dois campeões por ano. A intenção é que o vencedor de tal embate encare o campeão de outro país (fala-se da possibilidade de ser o último campeão brasileiro).
Foram sacramentados também os métodos de classificação para a Libertadores, detalhes que o Futebol Portenho já havia detalhado há dez dias, assim como as mudanças para o torneios de acesso.
Mas que zona!