Santiago Silva: “artilheiro de time pequeno”?
Santiago Silva chegou ao Boca Juniors com status de artilheiro, credenciado pelas ótimas passagens por Banfield e Vélez Sarsfield. No entanto, ainda não marcou um único gol com a camisa xeneize, o que já causa incômodo e faz com que apareçam teorias, como a de que o jogador não suportaria o peso de jogar em uma grande equipe.
Naturalmente a referência para a ideia é a passagem fracassada pelo Corinthians há dez anos. No entanto, essa teoria deixa de considerar a careira do jogador como um todo. Afinal, El Pelado teve uma carreira bastante errática. Até os 28 anos perambulou por equipes uruguaias, argentinas e européias, sem conseguir se firmar, alternando bons e maus momentos. A passagem desastrosa pelo Brasil é apenas uma pequena parte dessa história.
A mudança foi em 2009, quando chegou por empréstimo ao Banfield. Comandada por Julio Cesar Falcioni e tendo como destaque o colombiano James Rodriguez, a equipe conseguiu conquistar o Apertura 2009, o único título de primeira divisão da história do Taladro. Santiago Silva foi o artilheiro do torneio, e retornou ao Vélez com outro status. No Fortín a boa fase continuou, e o Gorila Branco seguiu marcando gols, sendo peça essencial na conquista do Clausura 2011.
Após a medíocre passagem pela Fiorentina, Silva retornou à Argentina. Para um Boca Juniors que viveu momentos turbulentos desde sua chegada, e ainda procura reencontrar o futebol que lhe deu o último Apertura. Nada impede que o jogador reencontre seu melhor futebol, principalmente se os xeneizes encontrarem o rumo das vitórias. Não se pode esquecer também que o jogador mal chegou ao clube, e é razoável esperar dificuldades em um primeiro momento.
Mas quando se olha a carreira do Pelado como um todo, fica fácil perceber que um fracasso não seria improvável. Silva muda frequentemente de equipe, nem sempre consegue manter a regularidade e tem fama de não levar muito a sério sua carreira. Sua falta de cuidado com a profissão faz com que frequentemente comece mal as temporadas, para pegar o ritmo já com os torneios em andamento, o que pode fazer com que sua produção cresça nas próximas semanas.
Esse parece ser o problema do jogador. Se o peso da camisa impedirá Silva de mostrar seu melhor futebol é algo que só o futuro dirá. Mas é preciso ter em mente que é um jogador cuja carreira mostra claramente que não é alguém que se possa contratar com a certeza do sucesso. Seu comportamento errático e suas alternâncias não são nenhuma novidade. Mas vale a pena esperar para ver qual Santiago Silva a torcida xeneize verá com o decorrer do ano.
Só conheci este jogador quando assisti a Libertadores do ano passado e ele fez um bom papel. Mas não acreditei quando ele perdeu aquele gol feito contra o Independiente, ainda mais porque logo em seguida o Independiente marcou o quinto gol.
Talvez não seja por acaso que Silva, mesmo tendo bom porte físico e marcado muitos gols, não faça parte da seleção do Uruguai.
Santiago Silva é goleador e ponto.Não EXISTE ESTA HISTÓRIA DE GOLEADOR DE TIME PEQUENO ( CASO EXISTISSE ELE TERIA FEITO MUITOS GOLS PELO TIME SEM PASSAPORTE DO CORINTHIANS ) ….O VELEZ , JÁ DISSE AQUI EM OUTRO POST, é um time com muita torcida , títulos e tradição em Buenos Aires . Assim como também são grandes o Huracan , San Lorenzo, Estudiantes,Racing,Independiente,River e Boca….A vida não se resume ao maniqueismo de um ou outro, River ou Boca, existe e sempre vai existir a pluralidade, neste caso ( do Velez) , construida com muitos anos de dignidade.
se ele se ele é artilheiro de time pequeno por que ele não foi artilheiro no Corinthians?
se ele se ele é artilheiro de time pequeno por que ele não foi artilheiro no Corinthians? (2)
Ele é HORRÍVEL, volta pro Curintians seu atacante ruim. Atacante que não sabe dominar uma bola não é atacante, contra o Fluminense ele que perdeu o jogo. Como um torcedor do Boca desejo que ele caia fora, pior contratação do Boca.