Há uma luz no final do túnel, e vem da televisão
Hoje a tarde pode sair um acordo entre a AFA e TyC (Torneos e Competencias) responsável pela transmissão do futebol argentino, que pode ‘solucionar’, ao menos momentaneamente a crise econômica que os clubes passam.
Atualmente a AFA cobra 230 milhões de pesos pelos direitos televisivos, e realizou um acordo com a TyC para aumentar em 38 milhões de pesos na temporada 2009-2010. Valor suficiente para cobrir a dívida dos clubes com os jogadores, segundo informou a ‘Futebolistas Argentinos Agremiados’, FAA, em uma nota enviada a AFA.
Ainda neste comunicado, a instituição informou que são 28 clubes que possuem dívidas com seus jogadores, e pede que a AFA aplique o artido 6 do Regulamento de Transgressões e Penas da AFA, que diz que todos os clubes com dívidas não podem utilizar seus reforços até que se pague as dívidas.
Da temporada 2006-2007 os valores cobrados pela AFA para a empresa resposável pelos direiros televisivos praticamente triplicou. O valir inicial era de 94 milhões de pesos, em 2007-2008 passou para 180 milhões, na última temporada foi de 230 milhões de pesos.
A principio está é apenas uma das soluções encontradas pela AFA, a cifra permitiria que os campeonatos iniciassem normalmente no dia 14 de agosto. Já o B Nacional, que já está atrasado, ainda não está confirmado quando irá começar, segundo José Luis Meiszner, secretário da AFA, não existe tempo hábil para que o torneio inicie no final de semana.
Ademais, Grondona irá se reunir amanhã às 10 da manhã com chefe da AFIP, Ricardo Echegaray, para conversar sobre a dívida dos clubes com o fisco, que em 2008 erá mais de 698, 5 milhões de pesos e segundo Echegaray, este montante aumentou em 20%.
Outro objetivo de Grondona é agilizar o Prode bancado, mas este é um processo um pouco mais demorado, já que envolve inúmeras discussões com o Estado. Ao menos, com as primeiras resoluções o início do Apertura está ficando menos ameaçado.
Quais são os 28 clubes individados?
endividados*