Libertadores

Copa Libertadores: Boca Juniors estreia contra desconhecido Zamora, na Venezuela

Após três anos de ausência, o Boca Juniors retorna hoje à Libertadores de América, na visita que fará ao Zamora, da Venezuela. Seu rival nunca havia se classificado anteriormente para o torneio continental e o clima é de muita empolgação. O jogo, que é válido pelo Grupo 4 do torneio, será no estádio La Carolina, cidade de Barinas, e será arbitrado pelo colombiano José Hernando Buitrago.

Vencedor de seis títulos da Libertadores, o Boca Juniors não participava do torneio há três anos. Volta com tudo, já que venceu o Apertura 2011 invicto e mostra o mesmo padrão no início do atual Clausura. Para o encontro diante do Zamora, o técnico Julio César Falcioni já confirmou a presença do reforço Santiago Silva, inscrito para a Libertadores no lugar de Mouche. Afora “el Tanque” Silva, Falcioni levará a campo a mesma formação que bateu no Olimpo de Bahía Blanca por 2×0 pela estreia no Clausura, na Bombonera. Tudo indica que o Boca deva jogar para vencer o Zamora, time que tem tudo para ser o “saco-de-pancada” do Grupo 4. Isto em razão de que o pequeno Zamora nunca participou do mais tradicional torneio do futebol sul-americano. Além disso, os xeneizes nunca perderam na Venezuela. Nos quatro confrontos anteriores contra equipes locais foram quatro vitórias.

Para facilitar a vida dos argentinos, o elenco do Zamora vive dias de tensão, inclusive com ameaça de morte para o seu treinador Oscar Gil. Mas, convém que o Boca não despreze o “pequeno” rival na noite de hoje. O vice-campeão local conta com um entusiasmo pouco visto em sua história. “La Furia Llanera” vive um momento de alta, que começou com sua chegada à primeira divisão, em 2006, e que culminou com seu vice-campeonato nacional em 2011. O técnico Oscar Gil vai contar com a melhor formação possível para o duelo. Entre os atletas estarão em campo Zambrano, Zafra e César “el Mágico” González, de quem a defesa xeneize deve ter motivos para se preocupar. Além disso, o Zamora conta com o argentino Darío Figueroa, outro destaque da equipe no meio-de-campo. Se o Boca pretende vencer terá de jogar muito , pois “La Furia Llanera” promete vender caro uma possível derrota.

Prováveis formações
Zamora: Luis Terán; Layneker Zafra, Nelson Semperena, Moisés Galezo e Renier Rodríguez; Josmar Zambrano, Luis Vargas, Darío Figueroa e César Alexander González; Luilly García e Jhon Córdoba. Técnico Oscar Gil.

Boca Juniors: Agustín Orión; Facundo Roncaglia, Rolando Schiavi, Juan Insaurralde e Clemente Rodríguez; Diego Rivero, Leandro Somoza e Walter Erviti; Juan Román Riquelme; Darío Cvitanich e Santiago Silva. Técnico: Julio César Falcioni.

Arbitro: Jorge Buitrago (Colombia).
Local: Estádio: Agustín Tovar, Cidade de Barinas, Venezuela.
Horário e transmissão: Apurogol.net, às 22h15 (horário brasileiro de verão).

Joza Novalis

Mestre em Teoria Literária e Lit. Comparada na USP. Formado em Educação e Letras pela USP, é jornalista por opção e divide o tempo vendo futebol em geral e estudando o esporte bretão, especialmente o da Argentina. Entende futebol como um fenômeno popular e das torcidas. Já colaborou com diversos veículos esportivos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

sete − quatro =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.