Guia Clausura 2012: Parte III
E chegamos à última parte do Guia Clausura 2012. Nela veremos como virão os favoritos Racing e Vélez e também a apresentação de Unión, San Martín (SJ), Tigre e San Lorenzo.
RACING
Nome: Racing Club
Fundação: 25 de Março de 1903
Apelidos: La Academia, Acadé, La Gloriosa
Site oficial: www.racingclub.com.ar
Estádio: Presidente Perón – “El Cilindro de Avellaneda” (50.000 torcedores)
Endereço: Pasaje Mozart y O.O. Corbatta, Avellaneda
Técnico: Alfio Basile
Colocação no Apertura 2011: vice-campeão
Competição sul-americana: Copa Sul-Americana
Destaque: Teófilo Gutiérrez (Atacante)
Pode ser destaque: Giovanni Moreno (Meia)
Chegadas: Pablo Caballero (Guaraní-PAR), Federico Santander (Guaraní-PAR)
Saídas: Pablo Luguercio (Barcelona-EQU), Gastón Cellerino (Unión La Calera-CHI), Gonzalo Espinoza (Arsenal)
Objetivo: Disputar o título
Apontada como uma das equipes que poderia ter conquistado o Apertura, o Racing empatou 10 das 19 partidas do torneio e por isso terminou 12 pontos atrás do Boca, ficando com o vice-campeonato. As críticas então pesaram em Diego Simeone, que decidiu deixar o time e ir para a Espanha, onde treina o Atlético de Madrid. Para o seu lugar, a nova diretoria da “Academia” trouxe o experiente Alfio Basile.
Com a base mantida, o Racing continua com um grupo muito bom e com jogadores que desequilibram. Assim, novamente se apresenta como forte candidato ao título. Basile deverá aproveitar ao máximo o potencial de “Gio” Moreno e deverá fazer com que o atacante colombiano “Teo” Gutiérrez seja mais contido em seus comentários, que às vezes desagradam até os próprios companheiros. Nos jogos que fez nos torneios de verão perdeu do River, empatou com o Estudiantes e venceu o arquirrival Independiente.
SAN LORENZO
Nome: Club Atlético San Lorenzo de Almagro
Fundação: 1 de Abril de 1908
Apelidos: Ciclón, Cuervos, Santos, Azulgranas
Site oficial: www.clubsanlorenzo.com.ar
Estádio: Pedro Bidegain – “El Nuevo Gasómetro” (43.963 torcedores)
Endereço: Av. Perito Moreno com Av. Varela, Buenos Aires
Técnico: Leonardo Madelón
Colocação no Apertura 2011: 18º
Competição sul-americana: nenhuma
Destaque: Emmanuel Gigliotti (Atacante)
Pode ser destaque: Néstor Ortigoza (Volante)
Chegadas: Carlos Bueno (Querétaro-MEX), Damián Martínez (Independiente Rivadavia), Germán Voboril (Godoy Cruz), Nicolás Bertocchi (Aldosivi), Gonzalo Rovira (Deportivo Quito-EQU), Cristian Chávez (Napoli-ITA)
Saídas: Cristian Tula (Nacional de Medellín-COL), Pablo Alvarado (sem clube), Giancarlo Carmona (Alianza Lima-PER), Fernando Gutiérrez (Estudiantes Tecos-MEX), José San Román (Zaragoza B-ESP), Salvador Reynoso (Unión San Felipe-CHI)
Objetivo: Manter-se na Série A
Parece que o drama de um grande time no Clausura esse ano se repetirá. Após o River ter flertado e finalmente caído para a B Nacional, agora é o San Lorenzo que está tentado a seguir os mesmos passos do “Millo”. O time começou o Apertura sob o comando de Omar Asad e as vitórias não vieram. O “Turco” foi demitido e para o seu lugar foi contratado Leonardo Madelón, que venceu algumas vezes, mas não impediu que o time terminasse na antepenúltima colocação.
Nesse ano, o clube trouxe o veterano atacante uruguaio Carlos Bueno e manteve Ortigoza, Romagnoli e o bom atacante Gigliotti. Time para fugir da incômoda situação de “promoción” o San Lorenzo tem. Resta saber quando o “racha” dos jogadores acabará para que o clube de Boedo volte ao caminho das vitórias e afaste o temor de uma segunda divisão cada vez mais provável. Na pré-temporada, no entanto, os resultados não foram dos mais animadores: o time empatou com o Independiente e perdeu do Godoy Cruz e do San Martín (SJ).
SAN MARTÍN (SJ)
Nome: Club Atlético San Martín
Fundação: 27 de Setembro de 1907
Apelidos: Verdinegro, El Verde, El Santo Sanjuanino
Site oficial: www.soyverdinegro.com.ar
Estádio: Ingeniero Hilario Sánchez (22.500 torcedores)
Endereço: Mendoza 1164, Norte, San Juan
Técnico: Daniel Garnero
Colocação no Apertura 2011: 9º
Competição sul-americana: nenhuma
Destaque: Sebastián Penco (Atacante)
Pode ser destaque: Emanuel Más (Lateral-Esquerdo)
Chegadas: Facundo Affranchino (River)
Saídas: Néstor Ayala (Técnico Universitario-PER), Marcos Aguirre (Nacional-URU), Lucas Oviedo (sem clube), Matías Carabajal (Chacarita)
Objetivo: Manter-se na Série A
O San Martín fez uma campanha até certo ponto surpreendente no Apertura, chegando à frente de bons clubes como Atlético Rafaela e Godoy Cruz. Como a maioria dos clubes, manteve a base e trouxe o zagueiro Affranchino, que estava no River. A má notícia é a ausência do volante Raul Quiroga que se lesionou na pré-temporada e ficará fora por até quatro meses.
Daniel Garnero espera contar com a experiência do goleiro Pocrjnic e os gols de Sebastián Penco para manter o nível e não voltar à B Nacional. Na pré-temporada, o “Verdinegro” venceu o San Lorenzo e o clássico com o Desamparados, empatou com o Santamarina e perdeu para o outro rival da região, o Godoy Cruz.
TIGRE
Nome: Club Atlético Tigre
Fundação: 3 de Agosto de 1902
Apelidos: El Matador de Victoria, Azules del Norte
Site oficial: www.catigre.com.ar
Estádio: José Dellagiovanna – “Monumental de Victoria” (26.200 torcedores)
Endereço: Guido y Spano, 1053, Victoria, San Fernando
Técnico: Rodolfo Arruabarrena
Colocação no Apertura 2011: 7º
Competição sul-americana: Copa Sul-Americana
Destaque: Diego Morales (Atacante)
Pode ser destaque: Román Martínez (Meia)
Chegadas: Leandro Díaz (Lanús)
Saídas: Andrés Rodales (Liverpool-URU)
Objetivo: Manter-se na Série A
Apesar da bela campanha que fez no Apertura e da vaga garantida para a Sul-Americana desse ano, o Tigre ainda está na zona de rebaixamento direto, o que o torna mais uma vítima do polêmico sistema de rebaixamentos que vigora na Argentina. Por isso, a equipe deve somar a maior quantidade de pontos e vencer os confrontos diretos que tem com San Lorenzo, All Boys e Unión.
Para fazer companhia ao bom Diego Morales, a diretoria trouxe Leandro Díaz, atacante que teve pouco espaço no Lanús. A julgar pela pré-temporada (derrota para o Lanús, empates com Unión de Mar del Plata e Instituto e vitória contra o Colón), o time deverá brigar até as últimas rodadas para permanecer na elite do futebol argentino. Caso aconteça, será um prêmio ao trabalho do “Basco” Arruabarrena, que vem dirigindo o time com bons resultados.
UNIÓN
Nome: Club Atlético Unión de Santa Fe
Fundação: 15 de Abril de 1907
Apelido: Tatengue
Site oficial: www.clubaunion.com.ar
Estádio: 15 de Abril (22.300 torcedores)
Endereço: Av. López y Planes, 3513, Santa Fe
Técnico: Frank Kudelka
Colocação no Apertura 2011: 11º
Competição sul-americana: nenhuma
Destaque: Enrique Bologna (Goleiro)
Pode ser destaque: Juan Pablo Avendaño (Zagueiro)
Chegadas: Diego Jara (Patronato), Matías Donnet (Olimpia-PAR)
Saídas: Matías Quiroga (Patronato), Ronald Quinteros (Universidad San Martín-PER)
Objetivo: Manter-se na Série A
Dos times que subiram da B Nacional o Unión foi o que ficou na pior colocação, o 11º lugar. No entanto, para uma equipe que ascendeu recentemente a posição foi motivo de satisfação e indica que os comandados de Frank Kudelka estão fazendo uma campanha média. Mas os torcedores em Santa Fé sabem que há muito o que conquistar e que permanecer na Série A é o maior objetivo do clube.
Para isso, o “Tatengue” contará com a experiência do meia Matías Donnet. Com 31 anos e passagem expressiva pelo Boca, o “Puchero” voltará ao seu time de formação, prometendo muito empenho. Também veio Diego Jara, bom atacante do Patronato. Na pré-temporada, o Unión venceu o Tacuary do Paraguai e o River Plate do Uruguai, empatou com os também uruguaios Defensor e Cerro e com o Atlético Rafaela.
VÉLEZ
Nome: Club Atlético Vélez Sarsfield
Fundação: 1 de Janeiro de 1910
Apelido: El Fortín
Site oficial: www.velezsarsfield.com.ar
Estádio: José Amalfitani (49.590 torcedores)
Endereço: Av. Juan. B. Justo, 9200, Buenos Aires
Técnico: Ricardo Gareca
Colocação no Apertura 2011: 3º
Competição sul-americana: Copa Libertadores
Destaque: Juan Manuel Martínez (Atacante)
Pode ser destaque: Marcelo Barovero (Goleiro)
Chegadas: Mauro Óbolo (Arsenal), Federico Insúa (Bursaspor-TUR), Lucas Pratto (Genoa-ITA)*
Saídas: Gastón Díaz (Lanús), Guillermo Franco (Pachuca-MEX), Juan Ignacio Sills (Instituto), Agustín Vuletich (Bellinzona-SUI)
Objetivo: Disputar o título
*Só poderá disputar a Copa Libertadores da América
Campeão do Clausura do ano passado, o Vélez novamente se apresenta como um dos candidatos ao título desse ano mesmo depois de negociar Ricky Álvarez, Santiago Silva e Maxi Moralez. Após a decepção da eliminação da Libertadores nas semi-finais, no Apertura a equipe sentiu as ausências, caiu de rendimento e terminou em 3º. O suficiente para que surgissem novos rumores a respeito da saída de Ricardo Gareca do comando do time.
No entanto os rumores não se concretizaram e o “Tigre” ficou para comandar a equipe por mais uma temporada. A diretoria contratou bem: para suprir a ausência do “Tanque” Silva vieram os bons atacantes Mauro Óbolo e Lucas Pratto (este último somente para a Libertadores). Para o meio-campo, veio o experiente meia Federico Insúa. Com isso, novamente o Vélez vem forte na temporada para brigar por todos os títulos que vai disputar. Na pré-temporada, o “Fortín” empatou com o Lanús, o Quilmes e o Bella Vista e venceu o Defensa y Justicia.
caramba, muito bom saber que o Donnet ainda joga. MITO. Nóis xeneizes jamais esqueceremos de seu gol contra o Milan, no Interclubes !