Libertadores

Libertadores 2012 – Vélez Sarsfield

Se há um momento de 2011 em que o torcedor do Vélez Sarsfield não tira da memória é o pênalti perdido por Santiago Silva, aos 35 minutos do segundo tempo, nas semifinais da Copa Libertadores. Aquele gol desperdiçado impediu o time argentino de chegar à decisão do torneio continental pela segunda vez na sua história, onde mediria esforços com o Santos, que se sagrou campeão ao fim daquele torneio. Mas, a missão do segundo título da Copa não foi por água abaixo. Apesar de não ter o mesmo elenco do primeiro semestre do ano passado, o time de Liniers chega com força total para o torneio deste ano.

A primeira boa notícia para o torcedor do Vélez foi a manutenção de Ricardo Gareca. Apesar de não ser uma unanimidade entre os hinchas do clube, principalmente nas retas finais de campeonato, o treinador tem a vantagem de conhecer boa parte do plantel.

Entretanto, muitos dos jogadores que terminaram a Libertadores no ano passado não estão mais no clube. Maxi Moralez foi negociado com a Atalanta, da Itália; Santiago Silva foi para a Fiorentina e recém foi negociado com o Boca Juniors; Ricky Alvarez é destaque na Inter de Milão; Guillermo Franco voltou para o futebol mexicano e Gastón Diaz, uma das peças de reposição, foi para o Lanús.

Em meio às perdas expressivas, Ricardo Gareca ganhou dois bons nomes para a atual temporada. Federico Insua, que estava no futebol turco, será um dos homens de meio campo ao lado de Zapata, Fernández e David Ramirez. Já Mauro Obolo retorna ao Vélez após oito anos. O jogador se destacou entre 2010 e 2011 no Arsenal de Sarandí e chamou a atenção de vários clubes argentinos, inclusive do Boca. Contudo, como o time de La Ribera contratou Santiago Silva, o caminho ficou aberto para o Vélez.

Outro problema em que Gareca terá de resolver é quanto às várias lesões que atormentaram o time durante boa parte de 2011. Juan Manuel Martinez, principal jogador da equipe no segundo semestre, ficou fora de quase todo Apertura e desfalcou o time na fase decisiva da Sul-Americana, onde coincidentemente caiu nas semifinais. O jogador não teve quaisquer problemas durante a pré-temporada, aonde chegou a afirma que “essas dores já são coisa do passado”.

A estreia do Vélez na Libertadores será no próximo dia 7 de fevereiro, terça-feira, às 19h15 (de Brasília) contra o Defensor Sporting, no Uruguai, país no qual o time passou a pré-temporada e empatou todas as partidas em que disputou.

Jogos do Vélez na Libertadores 2012
07/02 – 19h15 – Defensor Sporting x Vélez Sarsfield
22/02 – 22h00 – Vélez Sarsfield x Chivas Guadalaraja
07/03 – 19h45 – Deportivo Quito x Vélez Sarsfield
22/03 – 19h45 – Vélez Sarsfield x Deportivo Quito
11/04 – 20h45 – Chivas Guadalajara x Vélez Sarsfield
17/04 – 20h15 – Vélez Sarsfield x Defensor Sporting

*sujeito a alterações pela Conmebol

Thiago Henrique de Morais

Fundador do site Futebol Portenho em 2009, se formou em jornalismo em 2007, mas trabalha na área desde 2004. Cobriu pelo Futebol Portenho as Eliminatórias 2010 e 2014, a Copa América 2011 e foi o responsável pela cobertura da Copa do Mundo de 2014

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 × 5 =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.