Arquivo

Alfio “el Coco” Basile é o novo técnico do Racing de Avellaneda

Depois de 14 anos, Alfio “el Coco” Basile volta a Avellaneda para comandar o Racing. O acordo ocorreu hoje após reunião de Basile com os dirigentes da Academia. Desta maneira, o clube já tem um substituto ao cargo deixado vago por Simeone poucos dias atrás. A apresentação do novo treinador será nos primeiros dias de janeiro, antes do início da pré-temporada da equipe.

Dirigentes do Racing decidiram resolver o problema da ausência de um treinador antes do fim do ano e contrataram um velho conhecido do clube: Alfio Basile. O último compromisso de Basile como treinador foi uma ano atrás, quando comandou, sem o esperado êxito, o Boca Juniors. Depois disso, o treinador ficou inativo e teve seu nome associado a inúmeros clubes que volta e meia ficavam sem comandante técnico. Está é a quarta vez que Alfio Basile treinará o Racing. Suas passagens anteriores foram em 1977, 1986/89 e 1997.

A inclinação da direção do Racing por “el Coco” ocorreu por dois motivos. O primeiro é histórico, já que como jogador do Racing, Basile foi campeão mundial interclubes, em 1967. O outro motivo tem a ver com o fato de que Basile apresenta mais aptidão ofensiva do que seu antecessor, Diego Simeone. Ao menos na visão dos dirigentes acadêmicos, que torciam o nariz à forma defensiva com que Simeone armava a equipe. Contudo, a chegada de Basile, com sua pretensa aptidão ofensiva, coincide justamente com a provável baixa no elenco de um dos principais atletas do clube, o atacante Téo Gutiérrez, que já declarou sua saída de Avellaneda.

Joza Novalis

Mestre em Teoria Literária e Lit. Comparada na USP. Formado em Educação e Letras pela USP, é jornalista por opção e divide o tempo vendo futebol em geral e estudando o esporte bretão, especialmente o da Argentina. Entende futebol como um fenômeno popular e das torcidas. Já colaborou com diversos veículos esportivos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

10 + dezenove =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.