Polila da Silva é o novo técnico do Banfield
Após um Apertura terrível em que terminou na lanterna, o Banfield resolveu trocar o treinador, e demitiu Ricardo Lavolpe. O substituto do “Bigotón” já foi definido, e assinará contrato amanhã: Jorge da Silva, ou simplesmente “Polila”, que conduziu o Godoy Cruz à próxima edição da Libertadores. O uruguaio terá a difícil missão de deixar o Taladro longe do descenso.
Mas o treinador está acostumado aos desafios. Deu vários troféus ao humilde Defensor de seu país natal, incluindo o título da temporada 2007/08. Após conquistar o Apertura 2010 foi para o Al-Nassr, de onde desembarcou no início de 2011 para treinar o Godoy Cruz. Contra todos os prognósticos (já que o Tomba havia perdido diversos jogadores importantes, como David Ramirez), teve um bom ano, e levou a equipe de Mendoza novamente à Libertadores. Mas acabou se desgastando com a direção do clube e teve de deixar o Godoy Cruz.
Agora Polila aceita um desafio duríssimo. O Banfield somou apenas 11 pontos no Apertura e teve um semestre absolutamente medíocre. O rebaixamento por enquanto não é uma possibilidade, graças à gordura acumulada em anos anteriores. Mas na próxima temporada o clube deixará de contar com os 73 pontos conquistados em 2009/10, quando venceu o Apertura 2009. E entrará com um promédio baixo: 47 pontos na última temporada, 11 no Apertura mais o que conquistar no próximo Clausura.
Para se ter uma idéia, na última temporada o River Plate teve de disputar a Promocion com 141 pontos, e o Huracán caiu direto com 126. O que siginfica que o Taladro, que somou 58 pontos nos últimos três torneios, terá de conseguir algo como 85 nos próximos três se não quiser jogar a promoción ao final da próxima temporada. Ou ao menos algo como 70 ou 75 para não cair diretamente.
“polilla” no “polila”. Faltou uma “L”