Com gol de ex-Godoy Cruz, Vélez vence Racing e ajuda os mendocinos
Quando terminou o Torneio Apertura do ano passado, o torcedor do Racing ficou com um gosto amargo. Ficou à frente do seu maior rival na classificação para a Libertadores, mas viu o Rey de Copas conquistar a vaga por conta do título da Sul-Americana. A esperança era a de obter a vaga para o principal torneio continental, mas o sonho foi mais uma vez adiado. Além de perder para o Vélez, o Godoy Cruz venceu o Rafaela e garantiu sua vaga.
No duelo desta segunda-feira, o time teria de jogar por uma combinação de resultados, mas não conseguiu nem fazer o seu papel. A Academia foi melhor do que o Vélez em grande parte do primeiro tempo. Colocou uma bola no travessão de Barovero com uma finalização de Gio Moreno, mas ficou no quase. Como em todo o torneio. O pragmatismo de Simeone voltou à tona, principalmente no segundo tempo, e o time sofreu com as consequências.
O Vélez, que pouco fez durante toda partida, aproveitou uma das poucas oportunidades para despedir-se de 2011 com uma vitória. E veio justamente dos pés de Mago Ramirez, que no ano passado defendeu as cores do Godoy Cruz e foi eleito o melhor jogador do campeonato, segundo eleição do Futebol Portenho. O gol foi apenas uma concretização da classificação do Tomba, que já vencia o Rafaela por 1-0 naquele instante (venceu por 2-0, com dois gols de Tito Ramirez).
Como consolo, o Racing disputará no ano que vem a Copa Sul-Americana, algo que não faz já há alguns anos. Ao seu lado estarão o Independiente, Argentinos Juniors e o campeão da Copa Argentina. O Tigre, apesar de ter pontuação necessária, terá de sair da zona de promoção para poder disputar o torneio. Se o Arsenal de Sarandí passar pela fase de grupos da Libertadores, abrirá mais uma vaga. Com isso, Colón, Olimpo, All Boys e Estudiantes, nesta ordem (Olimpo e All Boys estão na promoción), terão chances de disputar o torneio continental.