Arquivo

Acesso Metropolitano: UAI Urquiza é o dono da bola na Primeira C

Sob tempestade torrencial, o Colegiales bateu no Def. de Belgrano fora de casa e com o time reseva

Próximo ao fim da primeira parte da temporada, o futebol de acesso tem apresentado equipes sólidas que dificilmente ficaram de fora das disputas no primeiro semestre de 2012. Na B Metro, Brown de Adrogué é o dono da bola, mas tem a companhia do Colegiales, Estudiantes Caseros e Nueva Chicago, que pouco a pouco chega forte na disputa. Na C, o UAI Urquiza dá show, apesar de contar com a excelente campanha do Villa Dálmine e Talleres de Remédios de Escalada. Na D, a disputa tem o Centro Español na liderança, mas tudo sugere que a disputa seguirá aberta para o próximo ano. Vamos aos destaques.

Primeira B Metropolitana

O grande nome da rodada da B Metro, e talvez de todo o acesso argentino da rodada, foi sem sombras de dúvidas o Club Atlético Colegiales. E o triunfo foi sob uma tal tempestade que Defesa Civil argentina, se fosse séria, teria impedido a ocorrência do duelo. A equipe de Flórida Oeste tinha o grande desafio de se aproveitar da folga do líder Adrogué para descontar os quatro pontos de diferença. Ao mesmo tempo tinha o desafio de levar a campo uma equipe com a cabeça voltada para a difícil partida na cancha do Defensores de Belgrano e há pouquíssimos dias de sua estreia na Copa Argentina. Foi então que seu treinador, Atilio Svampa, resolveu poupar jogadores e foi a campo com quatro modificações em relação à equipe que havia vencido o Temperley na rodada anterior.

Um dos ingressantes foi Jonatan Torres, que retornava de uma grave contusão nos ligamentos da perna direita, e que o havia obrigado a ficar de fora do futebol por seis meses. Tanto Torres quanto os demais que entraram na equipe mantiveram o alto nível do Cole. Pode-se até dizer que seu meio-de-campo ganhou em criatividade. O resultado foi uma incontestável vitória por 2×0 na difícil cancha do Dragão de Núñez. Com o resultado o Cole ficou a somente um ponto do Brown de Adrogué e na frente do Sarmiento e Estudiantes Caseros também por um ponto de diferença.

Depois de tropeçar na rodada anterior, o Estudiantes Caseros conseguiu importante triunfo fora de casa diante do Barracas Central: 1×0. Mas o Pincha não pode ficar tranquilo, já que o Sarmiento de Junín bateu no San Telmo pelo mesmo placar e se igualou em pontos com o Pincha. Foi a quinta vitória consecutiva do Verde na competição. Agora está em segundo lugar ao lado do Estudiantes. Outro que não para de apresentar suas credenciais é o Nueva Chicago. Na rodada o Torito venceu pela quarta vez seguida na competição ao bater no Temperley por 1×0 fora de casa. A rodada ainda apresentou os seguintes resultados: Villa San Carlos 2×0 Fladria; Morón 0x1 Dep. Italiano; General Lamadrid 1×0 Acassuso; Platense 1×0 Comunicaciones; Armênio 1×2 Los Andes; Almagro 2×2 Tristán Suárez.

Classificação:

Brown Adrogué: 35 pontos; Colegiales: 34 pontos; Sarmiento: 33 pontos; Estudiantes: 33 pontos; Platense: 29 pontos; Los Andes: 28 pontos; Villa San Carlos: 27 pontos; Nueva Chicago: 25 pontos; Armênio: 22 pontos; Def. de Belgrano: 22 pontos; Comunicaciones: 22 pontos; Flandria: 20 pontos; Barracas Central: 19 pontos; San Telmo: 18 pontos; Almagro: 17 pontos; Temperley: 16 pontos; Acassuso: 15 pontos; Deportivo Italiano: 14 pontos; Tristán Suárez: 14 pontos; Morón: 12 pontos; General Lamadrid: 12 pontos.

Primeira C

O Universidad Urquiza segue firme na liderança da Categoria após vencer o Laferrere por 2×0 em Villa Lynch. Com o resultado o líder colocou quatro pontos na frente do segundo colocado, o Villa Dálmine.

O Villa Dámine perdeu oportunidade de dormir na liderança de sábado para domingo. O Viola recebeu o Midland e ficou apenas no empate por um gol. A partida foi duríssima e muito violenta. O conjunto local ficou com um homem a menos ainda no primeiro tempo, depois de levar o gol visitante. Apesar disso, conseguiu chegar à igualdade no tempo complementar, graças à força e qualidade de uma equipe que já está a 11 partidas sem conhecer uma derrota. Mesmo com o empate, o Viola continua na parte de cima da tabela, atrás do líder UAI Urquiza.

Outro grande destaque da rodada foi a vitória do Talleres de Remédios de Escalada sobre o Central Córdoba por 1×0, em Rosário. Havia 33 anos o clube de Remédios de Escalada não vencia o Central Córdoba.Com o resultado los Tallarines passaram o próprio Central Córdoba e o Midland para alcançar o terceiro posto da competição. Os demais resultados da rodada forma: San Miguel 0x0 Sacachispas; Deportivo Español 0x1 Leandro Além; Berazategui 3×2 Liniers; El Porvenir 1×0 Excursionistas; Dock Sud 1×0 Cambaceres; Argentino de Merlo 2×2 Defensores Unidos; Luján 1×0 Justo Urquiza.

Classificação:

UAI Urquiza: 35 pontos; Villa Dálmine: 31 pontos; Talleres (RE): 29 pontos; Midland: 29 pontos; Central Córdoba: 27 pontos; Justo Urquiza: 24 pontos; Dock Sud: 21 pontos; El Povenir: 20 pontos; Berazategui: 19 pontos; Excursionistas: 19 pontos; Laferrere: 19 pontos; Def. Cambaceres: 18 pontos; San Miguel: 18 pontos; Leandro Além: 18 pontos; Liniers: 18 pontos; Argentino de Merlo: 17 pontos; Defensores Unidos: 17 pontos; Sacachispas: 17 pontos; Deportivo Español: 17 pontos; Luján: 11 pontos.

Primeira D

O destaque da rodada vai para o Fénix, que bateu no Juventud Unida por 3×1 como visitante. Com o resultado, o Blanquinegro chegou à vice-liderança da competição, com dois pontos a menos que o líder Centro Español. A liderança do Gallego só foi mantida pelo triunfo em casa sobre o Ituzaingó por 1×0. E não foi fácil. O gol da vitória só aconteceu aos 37 do segundo tempo através de Jonathan Herrera. Outros resultados da rodada foram: Atlas 2×2 Cañuelas; Dep. Paraguayo 1×0 Central Ballester; San Martín Burzaco 0x0 Yupanqui; Argentino de Rosário 2×1 Argentino de Quilmes; Barracas Bolívar 0x1 Deportivo Muñiz; Lugano 0x0 Claypole.

Classificação:

Centro Español: 25 pontos; Fénix: 23 pontos; Argentino de Quilmes: 23 pontos; San Martín: 22 pontos; Atlas: 20 pontos; Riestra: 19 pontos; Victoriano Arenas: 19 pontos; Argentino de Rosário: 18 pontos; Cañuelas: 18 pontos; Dep. Paraguayo: 16 pontos; Barracas Bolívar: 15 pontos; Claypole: 15 pontos; Juventud Unida: 14 pontos; Yupanqui: 14 pontos; Lugano: 14 pontos; Depotivo Muñiz: 12 pontos; Ituzaingó: 11 pontos; Central Ballester: 7 pontos.

Joza Novalis

Mestre em Teoria Literária e Lit. Comparada na USP. Formado em Educação e Letras pela USP, é jornalista por opção e divide o tempo vendo futebol em geral e estudando o esporte bretão, especialmente o da Argentina. Entende futebol como um fenômeno popular e das torcidas. Já colaborou com diversos veículos esportivos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

11 − onze =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.