Grondona é flagrado em câmera oculta falando sobre subornos
Um dos homens mais poderosos do futebol argentino, o presidente da AFA, Julio Grondona parece estar na corda bamba. Ao menos na teoria. A poucas horas de ser reeleito no cargo da AFA (desde 1979) uma emissora de TV divulgou imagens do dirigente falando sobre lavagem de dinheiro dentre várias outras mazelas com vários cartolas do futebol sul-americano e até mesmo o vice-presidente do Grupo Clárin.
Os vídeos foram divulgados pela imprensa argentina, nos canais de oposição a AFA, através do advogado Mariano Cúneo Libarona, que afirmou ao La Nación que seu cliente teria sofrido uma fraude. “Um senhor vinculado ao esporte sofreu uma fraude. Ele começou a realizar uma investigação e encontrou que o mandante de tudo isso era justamente Grondona”, destacou Libarona.
No vídeo, o poderoso chefão da AFA fala em “dinheiro sujo” e faz ameaças de morte a pessoas como o jornalista Alejandro Fantino, que conduz o programa dominical Show del Futbol, crítico violento e frequente do comandante da associação máxima do futebol argentino. O advogado Libarona teria ainda apresentado documentos que provam que Grondona e seus familiares seriam titulares de contas suiças no valor de 30 milhões de dólares.
Pessoas ligadas a Grondona negaram tal acusação, apesar do vídeo mostrar a verdadeira cara do presidente da AFA. “Isso partiu das mesmas pessoas que tentam cancelar as eleições da AFA. Buscam sangue onde não há. É uma denúncia que não está ligada ao Grondona”, destacou a fonte ao diário La Nación.
A denúncia a Grondona teria sido encampada por Carlos Avila, que levaria o caso à justiça. Ávila é empresário do ramo da imprensa, e já foi dono do canal TyC Sports, que perdeu os direitos de transmissão do campeonato argentino graças à polêmica associação da AFA com o governo federal em 2009, que gerou o Futbol Para Todos. A Tyc Sports detinha os direitos em parceria com o grupo Clarín, cujos veículos (como o diário Olé) deram pouquíssimo destaque à gravação, já que Grondona explicitamente se refere ao grupo como corruptos. O que certamente explica o destaque dado ao episódio por periódicos como La Nación.
Confira parte do vídeo divulgado nas emissoras América e C5N
[kml_flashembed movie=”http://videos.lanacion.com.ar/watch/63835″ width=”400″ height=”300″ allowfullscreen=”true” /]
POR FIN!!!!! Tienen que ir presos todos estos mafiosos! Ojalá que caiga esté HDP!!!
(Desculpem, mas estas coisas saem na língua materna)