Acesso Metropolitano: choque de realidade não afeta o UAI Urquiza, líder da Primeira C
Um choque de realidade marcou as rodadas da B Metro e da Primeira C. O tricolor de Adrogué finalmente perdeu na Categoria, embora ainda seja o grande líder da competição. Na C, Central Córdoba e Dock Sud perderam e já veem o líder UAI Urquiza se firmar como a grande equipe da Categoria. Na D, começam a aparecer os destaques, na rodada, gols agônicos levaram Riestra e Centro Español ao segundo posto. No primeiro, o Argentino de Quilmes segue líder e já projeta grande campanha na Categoria.
Primeira B Metropolitana
A B Metropolitana sofreu um verdadeiro choque de realidade na rodada. O Adrogué finalmente foi derrotado e deixou de manter a absurda distância que tinha dos rivais na tabela. Tampouco o Colegiales soube aproveitar a derrota do líder para encostar: atuando em casa, o Cole não saiu do zero com o Acassuso. Diferentemente de Estudiantes Caseros e Platense. A equipe de Caseros venceu fora de casa o Tristán Suárez por 1×0, enquanto o Calamar derrotou o General Lamadrid por 2×1 em Vicente López.
Em confronto de tricolores, o Almagro freou o ímpeto ganhador do Brown de Adrogué ao vencer o líder por 2×0. A partida não apresentou um Brown tão eficiente como nos primeiros encontros. A equipe demonstrava certa fadiga, além de muita ansiedade no momento de concluir as jogadas. Além disso, perdeu um pênalti quando o cotejo estava empatado, e também contou com uma apresentação assombrosa de sua zaga que falhou nos dois gols do tricolor local. Ainda assim o Adrogué foi um duríssimo adversário para o Almagro. Também a sorte, que tem acompanhado o atual líder da B Metro, parece ter trocado de lado. Não fosse por ela seria bem capaz do tricolor visitante ter conseguido ao menos um empate no encontro. Os gols da equipe local foram assinalados por Humberto Vega aos 33 e 45 minutos da etapa complementar. O resultado não tira o Brwon da liderança, mas chama a atenção principalmente para o desgaste físico e mental a que o elenco vem sendo submetido. Em razão disso, o técnico Pablo Vicó já deu folga para alguns jogadores e deverá fazer algumas alterações para a próxima partida frente ao Temperley, domingo, em Adrogué. Veja abaixo os demais resultados da rodada:
Nueva Chicago 2×2 Los Andes; Temperley 1×1 Barracas Central; Defensores de Belgrano 1×0 Armenio; Sportivo Italiano 0x1 San Telmo; Comunicaciones 1×0 Flandra; Morón 2×0 Villa San Carlos.
Classificação
BROWN (ADROGUÉ): 18 pontos; COLEGIALES: 14 pontos; ESTUDIANTES: 12 pontos; PLATENSE: 12 pontos; DEFENSORES DE BELGRANO: 11 pontos; SARMIENTO: 11 pontos; VILLA SAN CARLOS: 10 pontos; DEPORTIVO ARMENIO: 10 pontos; FLANDRIA: 9 pontos; NUEVA CHICAGO: 9 pontos; COMUNICACIONES: 9 pontos; TEMPERLEY: 8 pontos; BARRACAS CENTRAL: 8 pontos; ACASSUSO: 8 pontos; DEPORTIVO MORÓN: 8 pontos; TRISTÁN SUÁREZ: 7 pontos; LOS ANDES: 7 pontos; ALMAGRO: 7 pontos; SAN TELMO: 4 pontos; SPORTIVO ITALIANO: 3 pontos; GERERAL LAMADRID: 2 pontos
Primeira C
O choque de realidade também foi visto na Primeira C. O Dock Sud perdeu por 3×1 para o El Porvenir em sua própria cancha e já se afasta dos líderes. O mesmo ocorreu com o Central Córdoba, que mesmo atuando em Rosário perdeu para a fraca equipe do L.N.Além por 2×1. Melhor para o UAI Urquiza, que venceu o San Miguel fora de casa por 2×1 e manteve a liderança na Categoria.
Com 34 minutos de partida, o Dock Sud já perdia por 3×0 para o El Porvenir diante de sua própria torcida, que lotou o pequeno estádio ao sul de Puerto Madero. Desta forma não foi possível uma reação satisfatória para el Dock. Já em Rosário, o Central Córdoba saiu vencendo o Lechero com um gol de Salinas aos 32 minutos. Oito minutos depois, o visitante empatou com Pablo Trento. Na segunda etapa, o Charrúa insistiu incansavelmente pelo gol da vitória, mas ele não saiu. Como castigo, o Lechero marcou com Adan Ingenthron aos 38 minutos e calou a hinchada charrúa.
A derrota não tira a equipe de Rosário da segunda colocação, mas elimina o 100% de aproveitamento que vinha tendo até aqui. Porém, o resultado provocou um verdadeiro terremoto no clube. O técnico Marcelo Vivas foi ameaçado de morte por torcedores e apresentou sua carta de demissão. Em seguida, o unido plantel charrúa decidiu de forma unânime que não voltará aos treinamentos enquanto Vivas não for reconduzido ao cargo. Vale lembrar que o Central Córdoba enfrentava sérias dificuldades para arcar com os salários atrasados dos jogadores na temporada anterior e que foi justamente a união dos atletas que fez a equipe apresentar uma heroica reação e chegar à promoción.
O grande vencedor da rodada foi o líder UAI Urquiza, que venceu o San Miguel fora de casa por 2×1. El Furgón continua apresentado um futebol prático e eficiente. A preocupação é a de não tomar gols e fazer um ou outro, se for o caso. Desde o início da temporada que a equipe tem praticado essa filosofia. Na partida frente ao San Miguel o Furgón praticou seu eficiente jogo desde o início e foi recompensado aos 40 minutos com Monzón, que fez 1×0. Na segunda etapa os jogadores do Urquiza se plantaram no campo de defesa e exploraram o desespero do local, que não soube ser efetivo nas poucas chances que teve de empatar o cotejo. As 15 minutos, foi a vez de Mariano Romero ampliar apara o visitante, 2×0. O gol de desconto ocorreu quando faltavam cinco minutos para o fim. Com o resultado o UAI Urquiza diminuiu a pressão dos seus perseguidores na tabela e colocou quatro pontos sobre o Central Córdoba. Abaixo demais resultados da odada:
Defensores Unidos 1×1 Midland; Talleres (RE) 1×2 Excursionistas; Lujan 0x3; J.J. Urquiza 2×0 Laferrere; Cambaceres 0x1 Liniers; Argentino de Merlo 1×1 Berazategui
Classificação
UAI URQUIZA: 16 pontos; CENTRAL CÓRDOBA: 12 pontos; EXCURSIONISTAS 12 pontos; MIDLAND: 12 pontos; BERAZATEGUI: 11 pontos; DOCK SUD: 10 pontos; L.N.ALEM: 8 pontos; DEPORTIVO ESPAÑOL: 8 pontos; ARGENTINO DE MERLO: 8 pontos; EL PORVENIR: 7 pontos; VILLA DÁLMINE: 7 pontos; J.J.URQUIZA: 7 pontos; LAFERRERE: 6 pontos; CAMBACERES: 6 pontos; DEFENSORES UNIDOS: 6 pontos; LINIERS: 6 pontos; TALLERES (RE): 5 pontos; SACACHISPAS: 4 pontos; SAN MIGUEL: 4 pontos; LUJÁN: 2 pontos
Primeira D
Embora muito difícil e competitiva, a Categoria já apresenta algumas equipes com um bom destaque na tabela. Argentino de Quilmes, Centro Español e Riestra são exemplos. Na rodada, o el Mate, como é conhecia a equipe de Quilmes, foi absoluto e venceu fora de casa o Muñiz por 4×0. Foi a segunda goleada seguida do líder, já que na rodada anterior havia batido o Central Ballester por 3×0. Com o resultado a equipe manteve a liderança isolada da competição com dois pontos sobre o segundo colocado.
O segundo posto é ocupado pelo Centro Español, que venceu o Atlas de General Rodríguez com um gol agônico de Juan Cagliari aos 45 minutos da etapa final. A mesma posição é ocupada pelo Riestra, que venceu na rodada de maneira ainda mais agonizante que o Centro Español. Atuando em Flores, diante de seus hinchas, o Albinegro só vazou a incrível retranca do Cañuelas aos 48 minutos do segundo tempo com um gol de Gustavo Silva. Abaixo os demais resultados da rodada:
Central Ballester 0x3 Fénix; Deportivo Paraguayo 1×1 San Martín; Barracas Bolivar 3×0 Juventud Unida; Victoriano Arena 2×0 Argentino de Rosário; Clayole 0x0 Yupanqui; Ituzaingó 1×1 Lugano
Classificação
ARGENTINO DE QUILMES: 10 pontos; CENTRO ESPAÑOL: 8 pontos; RIESTRA: 8 pontos; FÉNIX: 7 pontos; CLAYPOLE: 6 pontos; JUVENTUD UNIDA: 5 pontos; ARGENTINO DE ROSÁRIO: 5 pontos; CAÑUELAS: 5 pontos; SAN MARTÍN (BURZACO): 5 pontos; YUPANQUI: 5 pontos; VICTORIANO ARENAS: 5 pontos; SP.BARRACAS BOLÍVAR: 4 pontos; DEPORTIVO PARAGUAYO: 4 pontos; MUÑIZ: 4 pontos; ATLAS: 3 pontos; ITUZAINGÓ: 3 pontos; LUGANO: 3 pontos; CENTRAL BALLESTER: 1 ponto