Arquivo

Futebol do Interior tem início com Torneio Argentino A

Já começou a festa do interior no futebol argentino, ao menos no Torneio A, já que o B começa a partir do dia 11/09/2011 e o Torneio Argentino C ainda se encontra na sua fase de ligas regionais. A competição tem início de maneira um tanto morna, efeito ainda das repercussões em torno da virada de mesa no futebol argentino que não aconteceu. Com o anúncio do novo campeonato, as equipes do ascenso se viram obrigadas a revisar o planejamento para a temporada 2011/12. Com o posterior anúncio de que não haveria o novo campeonato, essas mesmas equipes passaram por um segundo momento em que o planejamento teve de ser revisto. O fato foi um duro golpe às pequenas equipes do interior do país, que não podem se dá ao luxo de associar bagunça e incertezas com os seus rígidos planejamentos para a temporada. Mas, de qualquer forma, a bola já está em campo, para a alegria das mais distantes cidades do interior do país.

O torneio de elite do futebol do interior é formado por duas zonas diferentes: A e B, ou Norte e Sul. A primeira reúne 13 equipes e, a segunda, 12. Isto significa que a cada rodada, uma equipe da zona A ficará de folga; o que se por um lado tira renda do clube, por outro permite ao treinador dessa mesma equipe que planeje melhor o seu trabalho com o elenco. Os favoritos para o acesso são o Talleres de Córdoba e o San Martín Tucumán, equipes tradicionais do futebol de elite e que têm os maiores investimentos da Categoria. Há também as equipes que se destacam pela quesito organização, como o Santamarina de Tandil, Douglas Haig de Pergamino, Central Norte de Salta e Racing de Olavarría.

ZONA NORTE

Libertad (Sunchales)
Unión (Sunchales)
Racing (Cba)
Talleres (Cba)
Central Córdoba (SdE)
Sp. Belgrano (San Fco)
Alumni (Villa María)
San Martín (Tucumán)
Central Norte (Salta)
Gimnasia y Tiro (Salta)
J Antoniana (Salta)
Crucero del Norte (Misiones)
Tiro Federal (Rosario)

ZONA SUL

Racing Olavarria
Rivadavia Lincoln
Santamarina
Douglas Haig (Pergamino)
Huracan TA
Defensores (Villa Ramallo)
Gimnasia (CDU)
Unión Mar del Plata
Juventud Unida Univ.(SL)
Cipolletti (Rio Negro)
Dep. Maipú (Mza)
CAI (Chubut)

As duas Zonas formam a chamada 1ª fase do Torneio, composta de partidas de ida e volta. Classificam-se à 2ª fase as seis primeiras equipes da Zona A e as cinco da Zona B. Então temos um hendecagonal (11 equipes), que representa a 2ª fase do Torneio. Nesta fase, cada clube faz dez partidas, cinco em casa e cinco fora. Quem somar mais pontos será consagrado o campeão da Categoria.

3ª Fase e “Promoción”

Conhecido o campeão, restarão dez equipes que disputarão a 3ª fase da seguinte maneira. O 2º, 3º, 4º e 5º descansam, preparam-se e esperam pelos outros, já que entram diretamente na quarta fase. Na terceira, o 6º, 7º, 8º, 9º, 10º e 11º recebem os dois vencedores da Revalida. Totalizam-se oito equipes. Então, entendamos a Revalida.

Fase Revalida

Os 14 clubes que não se classificaram à Segunda Fase, se agrupam em dois grupos de sete equipes cada um, equivalentes a cada Zona. A disputa ocorrerá em três pequenas fases. O Grupo 1 será integrado pelos clubes da Zona “A”, que não se classificaram à Segunda Fase do Argentino A; e o Grupo 2 será integrado pelos clubes da Zona B, que também não se classificaram à Segunda Fase do mesmo Torneio.

Primeira fase da Revalida

Em cada grupo as equipes jogarão todos contra todos, no total de seis partidas; três em casa e três fora. O que significa que a cada rodada uma equipe ficará de folga. Classificam à segunda fase do 1º ao 4º colocados de cada grupo, em um total de oito equipes classificadas. Ao final desta fase da Revalida, os clubes que ficarem em último (o último de cada grupo), caem diretamente ao Argentino B, e o penúltimo de cada grupo disputa a promocíon com dois representantes do Torneio Argentino B.

Segunda fase da Revalida

Integrada por oito equipes, esta fase se disputa em confrontos diretos com partida de ida e de volta e com cruzamentos entre o 1º colocado do Grupo 1 com o quarto colocado do grupo 2 (o mesmo vale para os cruzamentos do 1º colocado do B com o 4º do A), e o terceiros colocados de cada grupo se enfrentando. Os perdedores encerram a temporada e os vencedores vão à terceira fase da Revalida. A terceira e última fase da Revalida será composta por quatro equipes da fase anterior. A disputa é por eliminação direta, com jogos de ida e volta. Os dois vencedores estarão classificados à Terceira Fase do Torneio Argentino A

A 3ª e 4ª fases do Argentino A se disputarão da seguinte maneira. Na terceira, os oito clubes farão uma disputa de ida e volta. O sexto colocado da Segunda Fase com o segundo qualificado da Revalida e o sétimo com o primeiro colocado da Revalida. O oitavo colocado da Segunda Fase pega o 11º e o nono colocado pega o 10º. Os vencedores vão à quarta fase do Torneio Argentino A. Na quarta fase, os quatro vencedores da etapa anterior se cruzam com os quatro colocados da Segunda Fase (aqueles que ficaram esperando). Então na Quarta fase temos oito equipes. O cruzamento é feito entre o primeiro contra o oitavo e assim sucessivamente. Os vencedores vão à quinta fase do Torneio Argentino A (ou Semifinais).

Quinta Fase e “Promoción” com a B Nacional

Os quatro colocados se enfrentam em jogos de ida e volta, sendo que os vencedores vão à chamada sexta fase, ou Fase Final do Torneio Argentino A. Na Finalíssima sai a equipe que vai à promoción com um representante da B Nacional.

Esta disputa é tão difícil que para a maioria das pessoas do interior argentino, o melhor é que o clube vá à B nacional diretamente como campeão, o que seria um caminho mais tranquilo e menos dramático. O primeiro percurso foi percorrido pelo glorioso Brown de Puerto Madrid, na temporada anterior. O segundo, pelo Sportivo Desamparados. É por isso que o Tucumán não teve a menor chance contra a Víbora na promoción, já que o conjunto de San Juan chegou fortalecido na disputa, depois de passar pelo tortuoso caminho que descrevemos acima.

Primeiros resultados:

Zona Norte

O Talleres foi a grande decepção da temporada anterior, quando a equipe de Córdoba já havia recebido grandes investimentos e não decolou. La “T” possui uma das maiores e mais fieis hinchadas do interior do país. Possui estrutura de time do futebol de elite e uma camisa pesada de tradição e história. Porém, a equipe de Córdoba estreou mal na Categoria diante do Libertad Sunchales. La “T” apenas empatou o placar em 1×1, diante de 25 mil pessoas que lotaram o estádio Mário Alberto Kempes. O placar se repetiu no duelo entre Crucero del Norte e Tiro Federal, e no clássico de Salta entre Central Norte e Juventud Antoniana, que foi acompanhado por 19 mil expectadores. Sportivo Belgrano x San Martín Tucumán e Unión Sunchales x Racing de Córdoba ficaram no zero a zero. Desta forma, o grande vencedor da rodada foi o Gimnasia y Tiro, que venceu o Central Córdoba de Santiago de Estero por 1×0 e começa na liderança da competição. O Alumni de Villa María folgou na primeira rodada.

Zona Sul

Os destaques vão para o Douglas Haig, que venceu o Rivadavia de Lincoln por 2×0, e para o Huracán Três Arroyos, que foi a Chubut e derrotou o CAI por 1×0. Há uma grande expectativa depositada sobre a equipe de Pergamino. Manteve a base do elenco que fez excelente campanha na temporada anterior e tem se estruturado há um bom tempo para ser um dos destaques do futebol da parte sul do interior argentino. Veja os demais resultados abaixo:

Union Mar del Plata 1×0 Gimnasia (CDU); Racing Olavarría 2×1 Cipolletti; Juventud Unida 2×2 Santamarina; Deportivo Maipu 1×0 Defensores de Belgrano de Villa Ramallo.

Joza Novalis

Mestre em Teoria Literária e Lit. Comparada na USP. Formado em Educação e Letras pela USP, é jornalista por opção e divide o tempo vendo futebol em geral e estudando o esporte bretão, especialmente o da Argentina. Entende futebol como um fenômeno popular e das torcidas. Já colaborou com diversos veículos esportivos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

15 + 13 =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.