Blog FP: A boa nova de Sabella
A atuação da Argentina contra a Nigéria foi longe de ser exuberante. A escalação também pode ser questionada. Mas a grande novidade do jogo é que Alejandro Sabella parece disposto a deixar de lado dois conceitos que prejudicaram o trabalho de seus antecessores:
1) “É preciso fazer Messi jogar como no Barcelona”. Essa idéia fixa de Sergio Batista foi a chave da ruína de seu trabalho à frente da seleção argentina. Messi nunca jogará na Argentina o que joga no Barcelona. A equipe catalã tem um plantel muito superior e treina durante o ano todo. E as características dos jogadores que lá estão são distintas dos jogadores argentinos. Muito melhor esquecer o Barcelona e encontrar uma maneira pela qual a seleção argentina jogue de forma sólida, e no qual Messi possa ficar à vontade para demonstrar seu futebol.
2) “É preciso encontrar um lugar para os principais jogadores argentinos da atualidade”. Há muitos excelentes jogadores argentinos atualmente, mas todos são meias ou atacantes. Maradona e Batista se esforçaram para encontrar lugar para o maior número possível deles. É compreensível: dá água no boca imaginar um time que tenha Messi, Tevez, Higuaín, Di Maria, Aguero, Pastore.. Sem falar que deixar um ou outro de fora pode trazer insatisfações dentro e fora do grupo, insatisfações que podem explodir a qualquer momento. O resultado é que Maradona e Batista terminaram por formar equipes cheias de craques trombando uns com os outros e sem saber exatamente qual sua função em campo. Enquanto isso, um meio campo vazio deixava a frágil defesa albiceleste exposta.
Hoje Sabella colocou em campo o velho 3-4-2-1 com o qual conquistou o Apertura 2010 pelo Estudiantes. Três zagueiros de área, dois alas essencialmente marcadores, dois volantes centrais (um dos quais com características de armador), dois enganches e um atacante. A atuação de hoje não foi brilhante (nem poderia, tendo em vista o tempo que Sabella teve para trabalhar com o grupo) e certamente há muito o que melhorar. Mas a grande notícia é: aparentemente a Argentina finalmente tem um treinador de verdade, que tem como meta formar uma equipe sólida, protegendo a defesa e povoando o meio campo, para que os jogadores de frente possam mostrar todo o seu talento. Se o projeto de Alejandro Sabella de fato é esse, a Argentina está no caminho certo.
E o mais irônico, é que se esse sistema funcionar bem, é provável que Messi jogue melhor do que nunca pela seleção argentina. Pois o que La Pulga necessita para isso não é ter um sistema mal definido que faça com que os demais jogadores atuem fora de suas funções esperando que o craque do Barça resolva. Messi precisa daquilo que Maradona teve nos tempos de Bilardo: uma equipe bem montada e sólida, na qual os jogadores certos estejam nas funções certas, com espaço para o brilho individual de um craque. Essa é a grande missão de Sabella. E a se julgar pelo jogo de hoje, ele parece ciente disso.
Otima analise, fiquei um pouco mais aliviada com a situação da Albiceleste, por ver um tecnico que não sobrecarregu Messi de todas as funções em campo, e que não o “bajula”, alias o que precisamos é de um tecnico fixo que deve continuar sendo o Sabella e sua seriedade e tatica na cancha, assim até 2014 teremos um inicio de uma otima seleção que poderá lutar seriamente por uma vaga numa semi-final, e com o passar dos tempos estaremos com uma seleção que poderemos chamar de equipe.
Foi assim com a Alemanha, Espanha e Uruguai, mantiveram um bom tecnico e conseguiram ter uma equipe unida e entrosada e la seleccion tem que seguir essa filosofia, tendo uma equipe e não um desequilibrador sobrecarregado em campo.
NÃO É UM ESQUEMA QUE TORNARÁ NOSSO TIME GRANDE OU O FARÁ CRESCER COMO PRECISAMOS,SÃO INÚMEROS FATORES,SÃO MUITOS MESMO.NÃO ACHO QUE UMA NOVA IDEOLOGIA TÁTICA MUDARÁ MUITA COISA,É SÓ VERMOS COMO JOGARAM OS ÚLTIMOS CAMPEÕES MUNDIAIS PARA VER QUE TODO MUNDO GANHOU JOGANDO QUASE DO MESMO JEITO,SEM TANTA INVENÇÃO.
PRECISAMOS,PRIMEIRAMENTE,COLOCAR PARA JOGAR QUEM TEM QUALIDADE E QUEM ESTÁ MELHOR EM SUA POSIÇÃO.O BARCELONA É FANTÁSTICO POR MILHÕES DE MOTIVOS,MAS UM DELES É,SEM DÚVIDA,A EXISTÊNCIA DE UM TREINADOR COERENTE,QUE ESCALA O MELHOR PARA CADA FUNÇÃO E MONTA UMA PROPOSTA DE JOGO COM BASE NAQUILO QUE TEM DE MELHOR.
GUARDIOLA FEZ COM QUE MESSI VIESSE MAIS PARA O MEIO SINDO MAIS DO LADO DIREITO COM O ANTIGO TREINADOR O COLOCAVA NA MAIORIA DAS VEZES,MAS NÃO FOI SÓ ISSO:DEU UM SUPORTE A MESSI COM PARCEIROS QUE FALAM A MESMA LÍNGUA.
OBSERVA-SE A SENSATEZ DE GUARDIOLA QUANDO ELE TRAZ VILLA E FICA COM UM TRIO LEVE COM PEDRO E LIONEL,ABRINDO MÃO DO RENOMADO IBRA.GUARDIOLA MENTALIZOU UMA MANEIRA DE JOGAR E DEU CERTO.
GUARDIOLA JÁ NOS HAVIA ALERTADO PARA UM DETALHE E NÃO TÍNHAMOS PERCEBIDO AINDA:GABRIEL MILITO NÃO DÁ MAIS,MASCHERANO DEVE JOGAR MAIS ATRÁS E SERGIO BATISTA NÃO DEU IMPORTÂNCIA.
MESSI NÃO PODERÁ NOS SALVAR SEMPRE,É SÓ LEMBRAR DA DERROTA PARA A ALEMANHA NA COPA.
E QUANDO PERDEMOS PARA O URUGUAI,MESSI NÃO PODE NOS SALVAR NOVAMENTE.
MAS PORQUE ELE SEMPRE PODE SALVAR O BARCELONA?
PRECISAMOS,PRIMEIRAMENTE,COLOCAR PARA JOGAR QUEM TEM QUALIDADE E QUEM ESTÁ MELHOR EM SUA POSIÇÃO.O BARCELONA É FANTÁSTICO POR MILHÕES DE MOTIVOS,MAS UM DELES É,SEM DÚVIDA,A EXISTÊNCIA DE UM TREINADOR COERENTE,QUE ESCALA O MELHOR PARA CADA FUNÇÃO E MONTA UMA PROPOSTA DE JOGO COM BASE NAQUILO QUE TEM DE MELHOR [2]
acima de tudo,a argentina precisa de um treinador que reconheça seus erros,e arme um time,e não um catado de talentos em um só setor do campo,e que realmente ele não seja condicionado pelo povo,e convoque quem tem de ser convocado,na minha visão a ideia de sabella é interessante,deverá ter alguns ajustes mais é boa,vendo que a defesa é o setor mais fraco do time.