Arquivo

Punição ao River pode acabar em pizza

Foto: Heuler Andrey

No último dia 26 de junho, uma batalha dentro e nos arredores do Monumental de Núñez deixou o povo argentino um tanto que constrangido. As cenas de guerra pós-rebaixamento do River Plate rodaram o Mundo. Foram inúmeras lojas saqueadas, carros destruídos, contêiner de incendiados. E mesmo depois de tamanha vergonha, tudo pode acabar em pizza. Isso porque o Comitê de Segurança pode liberar o estádio já para estréia na B Nacional, com publico. Ou seja: sem punição alguma a entidade. A decisão sai ainda nesta quinta.

No início, chegou a falar-se em perda de pontos. Mas, nesta quinta-feira, a cinco dias da estréia do clube na Segunda Divisão Argentina, já foi decidido que não haverá tal punição ao clube de Núñez, como já havia adiantado o próprio presidente da AFA, Julio Grondona, dias após a tragédia nos arredores do estádio. Ontem, o representante do Sindicato de Árbitros Desportivos da Republica Argentina (Sadra), Guillermo Marconi, havia adiantado que há possibilidade de perda de pontos era praticamente nula.

O mesmo Marconi também destacou que o clube poderia perder dois mandos de campo. Entretanto, as últimas reuniões parecem estar a favor do clube, já que existe a possibilidade do embate ser disputado no Monumental de Núñez e com a presença de público na partida de terça-feira contra o Chacarita Juniors.

Segundo informações do diário La Nación, a decisão em não punir o River passa de uma manobra política a nível governamental. Tanto que a decisão teria de ser ratificada pelo comitê de assuntos jurídicos do Ministério de Segurança. Até a AFA se mostrou contra a qualquer punição ao maior vencedor do futebol argentino. A decisão, enfim, deve ser confirmada hoje e tudo indica que seja favorável ao clube. Ou seja: sem punição alguma.

A última vez que a entidade puniu um clube por perda de pontos foi em 2007. Na partida válida pela Promoción, entre Chicago e Tigre, o clube mandante perdeu 20 pontos e teve seu estádio interditado durante todo o torneio após as invasões e a morte de um torcedor. No mesmo ano, o Almirante Brown perdeu 18 pontos após o irritação da torcida na final da Primeira B Metropolitana, na partida contra o Estudiantes de Buenos Aires.

Vitória em amistoso
No último jogo da pré-temporada, o time treinado por Matías Almeyda venceu o San Telmo por 2×0, com gols de Funes Mori e do juvenil Lucas Ocampos. O time suplente, que jogou a segunda parte do treinamento, também venceu o rival, por 4×2, com gols dois gols de Bou, um de Villalva e Andrés Rios. Keko Villalva, todavia, desmentiu que irá jogar no Argentinos Juniors e ficará na B Nacional para “colocar o River de onde ele nunca deveria ter saído”.

Thiago Henrique de Morais

Fundador do site Futebol Portenho em 2009, se formou em jornalismo em 2007, mas trabalha na área desde 2004. Cobriu pelo Futebol Portenho as Eliminatórias 2010 e 2014, a Copa América 2011 e foi o responsável pela cobertura da Copa do Mundo de 2014

2 thoughts on “Punição ao River pode acabar em pizza

  • Priscila

    Não tem punição maior para os fanaticos torcedores do river plate ver o time rebaixado, ver sendo destruido 110 anos de historia, e ainda ver torcedores se suicidando como fizeram varios, tirando o fato de poder apodrecer na B, como os tantos que cairam e ficaram lá.

    O Estadio é o minimo das causas.

  • Pelodan

    Priscila, a tragédia da B foi algo que o River “conquistou” dentro de campo, ele vai pagar por isso, agora poupa-lo de ter uma punição severa é um acinte, o que ocorreu foi muito grave, ele não só pode como deve ser punido, imagina se não ocorre nada e o Boca cai nesse ano ?? Sera um aval para novo quebra-quebra. Abração e SRN

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

14 + sete =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.