Começa a Copa Argentina com duas partidas
O que muitos davam como algo impossível de acontecer, finalmente ocorreu: teve início a Copa Argentina com dois jogos das repescagens, na Tierra del Fuego e em La Rioja, cujas séries servem para definir qual será a única equipe que representará essas províncias no torneio, que terá um formato parecido com a Copa do Rey, da Espanha.
Na parte mais ao sul do país, Los Cuervos del Fin de Mundo, de Ushuaia derrotaram por 1×0 o Real Madrid, de Río Grande, na partida de ida. O jogo ocorreu em um campo com uma montanha coberta de neve aos fundos e com algumas proteções aos jogadores em relação ao frio tenebroso que faz parte do lugar. A partida de volta ocorrerá na próxima semana, em Río Grande. Outro confronto que também abriu as disputas do torneio foi o do Club Riojano contra o Atlético Chilecito, ambos de La Rioja, com a vitória do local por 2×1. Também na próxima semana ocorrerá a partida de volta.
Nesta etapa ocorrem as prévias da Fase Preliminar, na qual participarão 176 equipes de todo o país. Depois disso, ocorrerá a Fase seguinte, com 64 equipes e com partida única. Daí vem a Terceira Fase, com 32 participantes e a Quarta, com 16. Já na Quinta Fase, os oito clubes participantes se somarão aos 20 clubes da B Nacional, mais os quatro que subiram à Primeira (Belgrano, Union, San Martín e Rafaela). Os 16 vencedores dessa etapa se somarão aos 16 outros clubes do futebol de elite, voltando a totalizar 32 equipes.
Então, os confrontos eliminatórios ocorrerão até chegarem aos dois finalistas, que farão uma final em partida única e em campo neutro, assim como ocorre na Copa do Rey, da Espanha. A importância das partidas iniciadas no último domingo está no fato de que elas formalizam oficialmente a existência da nova competição.
“Los Cuervos del Fin de Mundo” – ótimo nome para um clube. Deve ter sido fundado por torcedores do San Lorenzo.
Mas que bom que finalmente haverá um torneio nacional realmente nacional. Resta torcer para não ser abandonada como a primeira copa argentina.
sabem se o campeão garante vaga em alguma competição sulamericana, assim como acontece na copa do rey ?
Sem dúvida, Igor. O campeão da Copa Argentina garantirá sua vaga direta à Copa Sul-Americana. Abs.
Acho de grande importância este tipo de competição, pois tudo que vem motivar o futebol argentino é importante. Vamos torcer e esperar para que esta competição não seja abandonada nos anos seguintes e que os grandes clubes dêem a ela a devida importância.