Seleção

Momento de renovação

De La Plata/ARG – Sergio Batista deve mesmo permanecer no cargo da Seleção Argentina. Mas, antes de dar seguimento ao trabalho, o treinador terá de ouvir e tentar dar explicações sobre o fracasso na Copa América a Julio Grondona. A reunião acontecerá nesta terça-feira, na sede da AFA.

Além das explicações sobre a eliminação nas quartas de final, Batista terá de ouvir, e muito, a respeito dos recentes amistosos solicitados (derrotas humilhantes para Nigéria e Polônia), além de planejar o futuro sem algumas figuras que estiveram na Copa América. A intenção é fazer a renovação para as Eliminatórias e o Mundial 2014.

Nomes como Javier Zanetti, os irmãos Milito, além de Carlos Tévez, são um dos mais questionados pelo presidente da AFA e podem não estar mais presentes nas próximas convocações já a partir do próximo amistoso, daqui a 23 dias, contra a Romênia.

O criticado sistema defensivo deve assim ser remodelado, assim como parte do meio-campo (Cambiasso também teria deixado o cartola insatisfeito). Pareja e Garay seriam os próximos centrais da Seleção, além da possibilidade de ter Federico Fernandez e Lisandro López. As laterais continuam sendo um problema, apesar de Monzón ter se destacado nas últimas temporadas.

Próximos jogos
Apesar da ressaca da Eliminação, a Argentina terá um amistoso já no próximo dia 10 de agosto, em Bucareste, na inauguração de um estádio, em partida contra a Romênia. No dia 2 de setembro, encara a surpresa da competição, a Venezuela, em Calcutá (Índia), mesmo local em que deve enfretar a Nigéria, no dia 6 do mesmo mês. Também em setembro, mas no dia 13, enfrenta El Salvador, em local a ser definido, além das eliminatórias da Copa do Mundo, que começam neste ano.

Thiago Henrique de Morais

Fundador do site Futebol Portenho em 2009, se formou em jornalismo em 2007, mas trabalha na área desde 2004. Cobriu pelo Futebol Portenho as Eliminatórias 2010 e 2014, a Copa América 2011 e foi o responsável pela cobertura da Copa do Mundo de 2014

3 thoughts on “Momento de renovação

  • Raulinson josé

    Um dos problemas que mais assolam a Argentina é a defesa.Mesmo que você tenha um esquema tático que a proteja com laterais mais fixos,deixando um ou outro zagueiro na sobra ou volantes mais presos protegendo a área como faz muito bem o Uruguai,é preciso ter homens que saibam dar o primeiro combate quando exigidos,antecipar-se sem cometer faltas,diminuir o espaço dos atacantes para que esse não arranquem em velocidade,sejam seguros no jogo aéreo e não sejam Burdisso e Milito.
    Essa renovação deve incluir um lateral esquerdo com urgência ou até mesmo um homem de meio campo improvisado como ala se o for o caso,mas que possa nos garantir uma saída pelos lados para não termos que deslocar sempre os atacantes por aquele setor e perdermos mais uma referência na área.
    O setor de meio campo também deve ser revisto porque se iremos atuar com três homens somente,que apenas um tenha característica de mais contensão e os outros dois saibam desenvolver o jogo e defender como vemos com Xavi e Iniesta no Barcelona.Temos homens com essa capacidade,mas precisamos de um comandante que enxergue e execute.Vimos o quanto foi ridículo Mascherano e Cambiasso juntos sem saber ultrapassar a linha do meio campo.

  • Junior Sagster

    Existe uma cláusula contratual que obriga Tevez e Messi em alguns dos amistosos que serão realizados ainda este ano, se não me engano, serão: Venezuela na India; Nigéria…ou seja eles ainda terão que levar o Carlitos nem que seja para passear.

    Isto se deve a obrigações com patrocinadores e envolveria uma quantia significativa para a AFA.

  • Marcos

    do meio p/ frente, desde a Copa estávamos muito bem servidos. A questão é a defesa(zagueiros e laterais), além de volantes de contensão. Mascherano é soberano há muito tempo e de fato, precisa de novos nomes.
    Messi, Higuain, Di Maria, Aguero, Pastore são novos e podem atuar muito bem juntos.
    Me agrada testar Garay e Pareja na zaga, mas deve-se observar atentamente outros nomes, inclusive do futebol local.
    Zanetti, Cambiasso, Milito até pela idade já não podem ser considerados para o mundial.
    As eliminatórias, além dos amistosos serão ótimos para testar uma nova formação.
    Eu acredito ! Que venha o Mundial 2014 !!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezesseis − cinco =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.