Festa do interior: 7 equipes interioranas disputarão a primeira
O fato de quatro equipes terem conquistado o ascenso (Belgrano, San Martin, Unión e Rafaela) é algo que só aconteceu pela terceira vez. Mas o que vale ser ressaltado é: são quatro novas equipes do interior no lugar de quatro equipes portenhas. A temporada 2011/2012 será a que terá mais times interioranos no século XXI.
Desde 2007 que duas equipes da B não eliminavam as duas da A na Promo. Naquela ocasião, Huracán e Tigre mandaram Godoy Cruz e Nueva Chicago para a segunda. Mas desta vez há algo mais envolvido: a força do futebol interiorano.
Ao fim da temporada atual, com os resultados da Promoción, subiram duas equipes da província de Santa Fé (Atletico Rafaela e Unión), uma de Córdoba (Belgrano) e uma de San Juán (San Martin). E as quatro que caíram (River Plate, Huracán, Gimnasia e Quilmes) pertencem a Buenos Aires e seu entorno.
Assim, serão sete equipes que não pertencem à província de Buenos Aires na temporada 2011/2012: Godoy Cruz, Newell’s, Colón, Belgrano, Rafaela, Unión e San Martin. Isso não acontecia desde a temporada 1999/2000, quando Belgrano, Talleres, Instituto, Gimnasia Jujuy, Rosario Central, Unión, Colón e Newell’s disputaram a primeira divisão. Se contarmos com o Olimpo, sediado em Bahia Blanca, provincia de Buenos Aires, mas a 800 km da capital, teremos oito equipes de fora do conurbano, algo que jamais aconteceu no século XXI.
E teremos 7 equipes interioranas na próxima temporada, algo que não ocorreu neste século. Uma grande notícia para os fãs do futebol do interior.
Legal mesmo. Mas ainda sinto falta de ver na Primera Chicago, Chaca, Atalanta, Ferro, entre outros.