Prêmio FP: Valeri é eleito o craque do Clausura 2011
Assim como no ano passado, o Futebol Portenho trás a sua seleção do Torneio Clausura, com os melhores jogadores da cada posição. E neste ano, o colégio eleitoral do FP deu o título de melhor jogador do campeonato a Diego Valeri, craque do Lanús, apesar do vice-campeonato na atual edição Clausura 11’.
Nesta eleição, 32 jogadores foram eleitos como os melhores do campeonato. No gol, o eleito foi Juan Pablo Carrizo. O goleiro do River Plate falhou em alguns momentos, é verdade, mas salvou a equipe em momentos cruciais. Se não fosse pelo arqueiro, o Millonario poderia estar numa situação pior do que está atualmente.
Nas alas, destaque para Iván Pillud, do Racing, e Emiliano Papa, do Vélez. Ambos os jogadores, por pouco, não foram unanimes segundo o colégio eleitoral do FP. A dupla de defesa foi um dos maiores problemas, até pelo atual momento dos defensores da Albiceleste. O ex-corintiano Sebá Dominguez repetiu a boa campanha de 2009 e ficou com um dos postos, ao lado de Nicolas Sanchez, uma das gratas surpresas do Godoy Cruz.
No meio campo, outro jogador que quase foi unanime foi Victor Zapata, cérebro do Vélez Sarsfield, campeão argentino. Ao seu lado ficou Diego Villar, do Godoy Cruz. Os dois meias mais ofensivos foram justamente o craque do campeonato, Diego Valeri e Maxi ‘Enano’ Moralez, do Vélez (clube que mais contou com jogadores nas eleições).
A linha de frente ficou com o colombiano do Racing, Teofilo Gutierrez, artilheiro do Clausura 2011 (junto com Javier Cámpora, do Huracán) ao lado de Juan Manuel Martinez, do Vélez Sarsfield, que comeu a bola não só no Clausura como também na Libertadores da América.
Segundo o colégio eleitoral do FP, a grande revelação do campeonato foi o Ricardo Álvarez, do Vélez. Tal time seria dirigido por Ricardo Gareca (Vélez), mas pelo critério de desempate (colocação no Clausura), já que El Tigre ficou empatado com Jorge Da Silva no número de votos.
Confira como foram os votos:
Goleiros: Carrizo (4), Barovero (2) e Bologna (1)
Lateral direito: Pillud (6)
Zagueiros: Sebá e Sanchez (5), Goltz e Maidana (2), Lisandro, Vera (1)
Lateral Esquerdo: Papa (6), Iberbia (1)
Meias: Zapata (6) Villar (3), Camoranesi e Donda (2), Rinaudo e Fernandez (1)
Enganches: Valeri (7), Moralez (3), Neira, Enzo, Martines e Patricio Rodriguez (1)
Atacantes: Teo Gutierrez (5), Martinez (4), Cámpora, Silva e Palermo (1)
Revelação: Ricardo Alvarez (4) Nicolas Colazo e Matias Laba (1 )
Técnico: Ricardo Gareca e Jorge Da Silva (2), Gabriel Schurrer, Caruso Lombardi e Rodolfo Arruabarrena (1)