Arquivo

Argentina fará amistoso contra a Venezuela na Índia

A seleção de futebol da Argentina fará um amistoso contra a Venezuela, em Calcutá, na Índia, no próximo dia 2 de setembro. O objetivo da partida é o de promover o futebol local, esporte pouco praticado no país, que tem no críquete e no hóquei sobre grama suas paixões nacionais. O contrato prevê que a albiceleste terá de levar sua formação titular, incluindo Tevez e Lionel Messi.

Com pouca tradição no cenário mundial, o futebol na Índia teve seu auge entre os anos de 1950 e 1965. No período, chegou a se classificar para o Mundial do Brasil, que declinou por questões culturais, e obteve um quarto lugar nos Jogos Olímpicos de Melbourne em 1956, além de um vice-campeonato na Copa Asiática de Nações, em 1964. A partir daí, o futebol voltou a perder destaque na cultura esportiva do país. Para reverter a situação, o governo indiano tem implementado esforços no sentido de promover o esporte para as novas gerações. Esses esforços já incluíram a visita do então técnico da albiceleste, Diego Maradona, em dezembro de 2008 e a do craque do último Mundial, Diego Forlán, em 2010. Ambos foram a Calcutá, “cidade futebolística” do país. Maradona foi inaugurar uma academia de futebol na cidade e o craque uruguaio foi participar um programa de televisão.

O amistoso, que era negociado com a Argentina desde fevereiro, seria disputado entre os comandados de Sergio Batista e a seleção da Espanha ou de Portugal. Mas as negociações não avançaram com os europeus e surgiu a possibilidade de fazê-lo com a Venezuela. A Argentina chegará a Calcutá no dia 30 de agosto e seus jogadores deverão participar de vários eventos de caridade na cidade. Dois dias depois enfrentará o selecionado vinotinto no Salt Lake Stadium, considerado o segundo maior do mundo, com capacidade para 120 mil pessoas.

A confirmação do amistoso se deu por parte de Bhaskar Goswami, representante da companhia Celebrity Management Group, uma das patrocinadoras do evento. “A AFA assinou um contrato para trazer uma equipe de primeira categoria, incluindo Messi e Tevez”, explicou Goswami.

Joza Novalis

Mestre em Teoria Literária e Lit. Comparada na USP. Formado em Educação e Letras pela USP, é jornalista por opção e divide o tempo vendo futebol em geral e estudando o esporte bretão, especialmente o da Argentina. Entende futebol como um fenômeno popular e das torcidas. Já colaborou com diversos veículos esportivos.

2 thoughts on “Argentina fará amistoso contra a Venezuela na Índia

  • Raulinson José

    Eu acho que um amistoso contra a fraca Venezuela servirá somente para eventos festivos.Se a Seleção Argentina vencer a Copa América,será benéfico para exibir a faixa e diante do mundo inteiro reconquistar o orgulho perdido há tanto tempo,caso contrário,será mais uma atitude hipócrita da AFA,que tenta esconder a ineficácia da seleção durante todos esses anos.A Argentina não pode se dar ao luxo de abrir eventos futebolísticos,ela tem potencial para ser a melhor seleção do mundo,quem deve fazer festa é a Espanha,que é a atual campeã mundial e que tem o melhor time do momento ou o Brasil que tem 5 títulos mundiais.

  • Priscila

    A Argentina esse ano vai ter possibilidade de reconquistar todo o prestigio e fama mundial que perdeu faz 5 anos.
    Tudo isso é reconhecimento para a seleção argentina e isso graças a Messi, tevez vencer da premier legue, e os selecionados de real madrid e Aguero.

    Espero que aproveitem muito essas oportunidades e mostre ao mundo o brilho da Argentina novamente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezoito − catorze =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.