Arquivo

Quilmes vence Racing e mantém sonho em permanecer na Elite

Em jogo no Centenário de Quilmes, o local prevaleceu frente ao Racing e venceu por 2×0. O conjunto de Miguel Angel Ruso começou melhor, mas logo o Cervecero se impôs sobre o visitante com um jogo consistente, bem organizado e com jogadores incrivelmente tranquilos. O destaque fica para Caneo, Kalinski e Cauteruccio. O resultado não tira o conjunto de Caruso Lombardi da forca, mas pelo menos permite que o elenco sonhe em permanecer na primeira divisão. Já o Racing perdeu o jogo e o sexto lugar na tabela que leva à Copa Sul-Americana. Precisará se reencontrar com o bom jogo das últimas jornadas e terá ótima oportunidade para isso no próximo sábado, quando receberá o Banfield.

Os dois times precisavam ganhar e a proposta de ambos foi buscar o ataque desde o começo da partida. O equilíbrio prevaleceu, mas a Academia se mostrava mais consciente em campo e levava ligeira vantagem frente ao local. Isto ocorria porque os jogadores de meio campo da Academia recuavam todos para ajudar na marcação e, quando recuperavam a bola, armavam o contra-ataque com bons passes e lançamentos para os atacantes. Desta forma, o visitante chegou com mais perigo até os 20 primeiros minutos de jogo.

A partir daí, o Quilmes modificou seu comportamento em campo e melhorou. Em vez de pressionar a saída de bola do visitante, recuou sua marcação até a linha do meio de campo e deixou os armadores da Academia sem a opção de um passe seguro e com a mesma qualidade de antes. Também os atacantes visitantes passaram a sentir a marcação dos defensores do Quilmes, já que o setor da cancha em que atuavam se tornou congestionado de jogadores. Até por causa disso, a Academia teve algumas chances, devido às faltas que surgiram próximas à área de Trípodi.

O Cervecero voltou ainda melhor para o segundo tempo. Continuou buscando a vitória enquanto o visitante resolveu recuar sua marcação e buscar o contra-ataque. A busca pelo erro no jogo do Quilmes não deu certo, já que os comandados de Caruso Lombardi realizavam uma partida impecável. Duas das qualidades do local apareciam na partida desde o início do confronto: a busca do jogo pelos flancos do campo e as jogadas ensaiadas de bola parada. E foi pelos flancos que o local chegou ao seu primeiro gol, aos 10 minutos. Em jogada bem articulada pelo lado esquerdo, a bola chegou ao peito de Cauteruccio que matou rápido e a colocou no canto de De Olivera.

A partir daí, o Racing buscou mais a jogada ofensivas, porém de maneira desarticulada. O Quilmes se aproveitou disso e passou a jogar nos contra-ataques. Chegou com perigo aos 14, 18 e 21 minutos: só não ampliou porque Romeo não estava numa boa jornada. Aos 29 minutos, em outra jogada rápida, a bola chegou aos pés de Caneo que, de frente para o gol de De Olivera, colocou com precisão no canto direito e definiu a importante vitória do Cervecero. Com o resultado o Quilmes ainda sonha em permanecer na elite do futebol argentino. Na próxima rodada, o Cervecero vai à Floresta enfrentar o All Boys, enquanto a Academia receberá como local ao Banfield. Ambas as partidas serão no sábado, dia 28/05/2011.

QUILMES: Emanuel Trípodi; Hernán Grana, Danilo Gerlo, Sebastián Martínez e Claudio Corvalán; Diego Torres (Vázquez), Enzo Kalinski, Pablo Garnier e Miguel Caneo; Bernardo Romeo (Cerro) e Martín Cauteruccio (Raymonda). Técnico: Ricardo Caruso Lombardi.
RACING: Jorge de Olivera; Marcos Cáceres, Matías Martínez, Lucas Aveldaño e Matías Cahais; Iván Pillud, Claudio Yacob, Franco Zuculini (Bruno Zuculini) e Luis Fariña (Respuela); Gabriel Hauche e Valentín Viola. Técnico: Miguel Angel Russo.

Joza Novalis

Mestre em Teoria Literária e Lit. Comparada na USP. Formado em Educação e Letras pela USP, é jornalista por opção e divide o tempo vendo futebol em geral e estudando o esporte bretão, especialmente o da Argentina. Entende futebol como um fenômeno popular e das torcidas. Já colaborou com diversos veículos esportivos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

oito − 4 =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.