Blog FP – Pavone: solução para clubes brasileiros?
Especulou-se nos últimos dias que três clubes brasileiros estariam interessados em contar com o futebol de Mariano Pavone, centroavante do River Plate. Esses clubes seriam Flamengo, Internacional e Grêmio. Conheça aqui esse jogador, que pode desfilar por nossos gramados em breve.
Pavone (também conhecido como “El Tanque) é um experiente atacante de 29 anos. Jogou sete anos pelo Estudiantes, clube no qual foi revelado. Seu grande momento começou em meados da década passada, coincidindo com a ascensão do clube de La Plata. Foi artilheiro do Clausura 2005 e da Libertadores 2006, mesmo sem que sua equipe fosse protagonista (4o lugar no Clausura, eliminado pelo São Paulo nas quartas da Libertadores).
O jogador chamou mais atenção com o título do Apertura 2006, quando os Pinchas quebraram um jejum de 23 anos sem títulos. Aquela conquista histórica veio com uma vitória por 2 a 1 em um jogo extra contra o Boca, e Pavone marcou o gol do título para sua equipe. No ano seguinte seguiu para o Bétis, da Espanha.
Na Europa as coisas não correram bem para El Tanque. Sua equipe estava em um mau momento, e terminou por ser rebaixada em 2009. Pavone não foi tão aproveitado como esperava, e em 2010 começou a se especular seu retorno para a Argentina. Em julho de 2010 foi para o River Plate, emprestado por um ano.
Pavone não é um atacante habilidoso. É o típico centroavante “referência”, como gostam tantos brasileiros. Fisicamente forte, valente e com chute potente, é capaz de prender a bola, jogar de costas para o gol e enfrentar sozinho os zagueiros, se for necessário. Não teme o choque e é bom pelo alto. Talvez não seja indicado para clubes com futebol mais clássico, como Flamengo e Internacional, mas poderia ser um bom reforço para o Grêmio, de estilo mais aguerrido.
No atual Clausura, Pavone marcou apenas 4 vezes, duas delas de penalti. No entanto, não significa que esteja em má fase. El Tanque joga sozinho no ataque em uma equipe que depende do contra-ataque. Sua função atualmente é prender os zagueiros e segurar a bola, esperando o avanço dos jogadores de meio campo.
Confira aqui um clipe com gols de Pavone pelo clube de La Plata, incluindo o gol do título contra o Boca. aqui você pode ver o gol marcado por El Tanque contra o Independiente, e aqui seu gol contra o Banfield, ambos no Clausura 2011.