B Nacional: Rosario Central vence mais uma e segue na briga por uma vaga na “Promo”
Omar Palma chegou ao Rosario Central no começo do mês com um cenário nada promissor: a equipe vinha de uma derrota para a lanterna CAI e o sonho de voltar à elite ficava cada vez mais difícil. Além disso, o “Canalla” começava um flerte bem perigoso com a zona do rebaixamento, o que seria uma grande tragédia para os torcedores rosarinos.
Porém, quatro rodadas depois da dura derrota contra os sulistas, o “Negro” Palma até que está se saindo bem na dura tarefa de tentar levar o Rosario de volta à elite. Em quatro rodadas, o time venceu três jogos e perdeu um. Nessa 30ª rodada, a equipe viajou a Mendoza e venceu o Independiente por 1 a 0. Foi a primeira vitória do “Canalla” fora de casa em 2011.
O time mendoncino precisava de uma vitória para melhorar seu índice de rebaixamento, mas foi dominado pelos visitantes. Carrizo, Jesús Méndez e Medina se encarregaram de dar rapidez ao ataque “canalla” e Méndez até poderia ter marcado no primeiro tempo, quando desperdiçou um pênalti. Mas no segundo tempo novamente a estrela do jovem Fernando Coniglio brilhou e o gol da vitória saiu de seus pés. Com a vitória, o Rosario foi a 42 pontos e ficou a apenas quatro do 4º colocado da B, o Atlético Tucumán.
Os líderes da B Nacional tiveram destinos diferentes na rodada. Enquanto o Rafaela derrotou o Chacarita fora de casa por 2 a 1 consolidando-se cada vez mais na liderança da B com 60 pontos, o Unión de Santa Fé não teve o mesmo sucesso. Atuando diante de cerca de 17.000 pessoas contra o mediano Defensa y Justicia, o “Tatengue” até começou na frente com um gol de Velázquez aos 23 minutos do primeiro tempo. Mas aos 40, Velázquez desviou uma cobrança de falta de Romero e o Defensa, que era melhor, chegou ao empate. No segundo tempo, Rearte e Matías Díaz fizeram 3 a 1 para o “Halcón”. Ainda que o Unión tenha chegado ao segundo gol, a segunda derrota seguida em casa acirrou os ânimos dos torcedores, que atiraram garrafas e outros objetos no campo de jogo. O Unión permaneceu com 57 pontos e agora está a sete do San Martín de San Juan.
San Martín que foi a Tucumán enfrentar o Atlético num duelo muito esperado. O 3º e o 4º colocados da B Nacional se enfrentaram sob os olhares de mais de 15.000 fanáticos do “Decano”. E logo aos seis minutos os visitantes se encarregaram de estragar a festa do time local, com um gol de Poggi. Com a vantagem, o “Verdinegro” jogou basicamente nos erros do adversário e chegou ao segundo gol com Penco. O Atlético ainda diminuiu, mas o San Martín soube segurar a grande vitória, que fez com que o time sanjuanino chegasse aos 50 pontos. O Atlético ficou nos 46 pontos e viu seus concorrentes se aproximarem ainda mais na briga pela 4ª colocação da B.
Dois dos concorrentes do Atlético fizeram um clássico cordobês eletrizante e cheio de polêmica, como sempre. Instituto e Belgrano ficaram devendo futebol no primeiro tempo e no segundo tempo os visitantes por muito pouco não marcaram, com Franco Vázquez. Mas a partir dos 22 minutos a pancadaria começou e o nível técnico do jogo, que já não era bom, caiu ainda mais. O árbitro Saúl Laverni virou o protagonista central do clássico e expulsou três jogadores do Belgrano e um do Instituto. Com isso, o placar não poderia ter sido outro que um empate sem gols.
Outros resultados:
Tiro Federal 1 x 1 Almirante Brown
Ferro Carril Oeste 0 x 2 Patronato
Deportivo Merlo 1 x 1 CAI
Gimnasia Jujuy 2 x 2 Aldosivi
Boca Unidos 2 x 0 San Martín de Tucumán
Próxima rodada:
Ferro Carril Oeste x Deportivo Merlo
Almirante Brown x Unión
Defensa y Justicia x Gimnasia Jujuy
CAI x Chacarita
San Martín de San Juan x Tiro Federal
Patronato x Aldosivi
Rafaela x Independiente Mendoza
San Martín de Tucumán x Instituto
Rosario Central x Boca Unidos
Belgrano x Atlético Tucumán