Seleção

Mundial sub-20 tem grupos definidos e Argentina não terá jogo fácil

Sem conseguir se qualificar para as Olimpiadas de 2012 na Inglaterra, a Seleção Sub-20 Argentina, aposta todas as suas fichas no Mundial da categoria que se realizará na Colômbia no meio do ano. Mais uma vez o sorteio de grupos não foi generoso com a Albiceleste que terá que encarar algumas pedreiras pela fase de grupos.

O sorteio ocorrido em Cartagena determinou que a Seleção do Técnico Walter Perazzo tenha pela frente México, Inglaterra e Coreia do Norte. Serão 24 seleções, sendo que os dois melhores de cada Grupo passam para a fase seguinte, além dos quatro melhores terceiros colocados, fechando assim os 16 classificados para as oitavas.

Alguns jornalistas já estão chamando o grupo de “Grupo da Morte”, por ter fortes candidatos ao titulo. Os Mexicanos, que foram os primeiros a denominá-lo assim, sustentam que enfrentar a Albiceleste, seis vezes campeão da competição, não era exatamente o desejo deles.

A equipe de Perazzo iniciará sua busca pela sétima conquista no dia 29 de Julho justo contra os mexicanos. O segundo adversário será a Inglaterra em 3 de Agosto, fechando a fase contra a Coréia do Norte no dia 6 de agosto. No sorteio ficou decidido que a cidade de Medelin será a cidade sede na qual a Albiceleste se hospedará, e os jogos acontecerão no estádio Atanasio Girardot de la ciudad de Medellín (400 km a noroeste de Bogotá), chamada também da cidade da primavera eterna.

História

No dia 28 de abril de 1995 com gols de Biagini e Guerreiro, a seleção sub-20 Argentina derrotava na final do Mundial da categoria o selecionado brasileiro e levava assim seu segundo titulo para casa.
A seleção de José Pekerman tinha a seguinte formação: Joaquín Irigoytía; Gustavo Lombardi, Sebastián Pena, Mariano Juan, Federico Domínguez; Guillermo Larrosa, Raúl Chaparro, Walter Coyette, Juan Pablo Sorín; Ariel Ibagaza, Leonardo Biagini.

Os dirigidos de Pekerman marcaram logo aos 25 minutos com Biagini, e deram números finais a partida com um gol de Francisco “Panchito” Guerreiro, que havia entrado na segunda etapa. O gol saiu a um minuto do final da partida, tirando todas as esperanças da seleção brasileira.

Este foi o segundo titulo argentino sendo que o primeiro havia sido conquistado no Japão em 1979. Neste segundo titulo a fase de grupos teve as difíceis seleções de Portugal e Holanda, além de Honduras. A Argentina passou para as oitavas vencendo Holanda e Honduras, mas perdendo para Portugal. Nas quartas eliminou por 2 gols o selecionado de Camarões e nas semifinais fez 3 a 0 na forte Espanha, para assim chegar ao golpe final contra o sempre rival Brasil.

Os outros títulos Argentinos foram na Malásia 1997, Argentina 2001, Holanda 2005 e Canadá 2007.

Todos os Grupos que foram sorteados:

Grupo A ( Bogotá):
Colômbia
França
República do Mali
Coréia do Sul

Grupo B ( Cali):
Portugal
Uruguai
Camarões
Campeão da Oceania( o Campeão sairá da final entre Nova Zelândia e Ilhas Salomão)

Grupo C ( Manizales):
Espanha
Costa Rica
Austrália
Equador

Grupo D (Armênia):
Croácia
Arábia Saudita
Nigéria
Guatemala

Grupo E (Barranquilla):
Brasil
Egito
Áustria
Panamá

Grupo F (Medellín):
Argentina
México
Inglaterra
Coréia do Norte.

Junior Sagster

Jornalista esportivo, formado em Comunicação Social/Jornalismo. Acompanha o futebol argentino desde a Copa do Mundo realizada no México em 1986, quando viu pela primeira vez Maradona jogar pela Seleção Argentina. Em sua carreira como jornalista tem 06 anos de experiência, 02 em redação e 04 em assessoria de imprensa esportiva.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

12 + 16 =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.