Libertadores

Argentinos Jrs. leva a virada e perde classificação antecipada

Com gols de Vuoso e Marquez, o America virou uma partida que perdia para o Argentinos Jrs., com gol de Niell. Péssimo para o Bicho, que se classificaria por antecipação com uma vitória, e agora terá de vencer o Fluminense, se quiser se classificar independente do placar da partida entre Nacional x America. Já os águias precisarão apenas empatar em Montevidéu.

No primeiro tempo a iniciativa foi dos mexicanos, que tiveram muita dificuldade em vencer o sólido sistema defensivo do Bicho. Assim, os lances mais perigosos apareceram em tiros de fora da área, todos bem defendidos pelo goleiro Navarro, o menos vazado do Clausura argentino. E quando os águias venceram Navarro, graças a uma cabeçada de Esqueda aos 38 minutos, o árbitro anulou com justiça o gol, assinalando impedimento.

Se conseguia se defender bem, o Argentinos Jrs. pouco criou. Mas logo aos 3 minutos do segundo tempo a equipe de La Paternal abriu o placar, quando Niell subiu no primeiro pau e converteu um escanteio da esquerda. O resultado transformou o cenário, que ficou mais favorável aos visitantes. O Bicho tinha ainda mais tranquilidade para se defender e buscar o contra-ataque.

Mas aos 27 minutos o cenário mudou novamente, no primeiro erro defensivo dos argentinos: Sanchez entrou absolutamente livre pela direita, e na saída de Navarro rolou para Vuoso empatar. E era apenas o começo do pesadelo do Bicho. Aos 37 minutos Reyna cobrou uma falta lateral, e Marquez, que havia entrado há menos de um minuto, subiu livre para virar a partida. O América havia conseguido superar duas vezes uma equipe com ótimo sistema defensivo e virar uma partida que em certo momento pareceu perdida.

Ao Argentinos Jrs. que chegou a estar classificado durante 24 minutos, resta buscar a vaga na última partida, contra o Fluminense, em La Paternal. Para o Bicho, um empate será suficiente, a menos que o Nacional vença o América por dois ou mais gols em casa. chave chega à última rodada totalmente indefinida, com nenhum classificado e todos lutando por uma das duas vagas.

América: Ochoa, Valenzuela, Mosquera, Cervantes e Rojas; Pardo (Marquez), Rosinei, Esqueda (Vuoso) e Olivera (Reyna); Montenegro e Sánchez.

Argentinos Jrs: Navarro, Sabia, Torrén e Gentiletti; Prósperi, Mercier, Laba (Basualdo) e Berardo; Rius (Oberman), Niell (Bogado) e Salcedo.

Tiago de Melo Gomes

Tiago de Melo Gomes é bacharel, mestre e doutor em história pela Unicamp. Professor de História Contemporânea na UFRPE. Autor de diversos trabalhos na área de história da cultura, escreve no blog 171nalata e colunista do site Futebol Coletivo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dois × cinco =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.