AFA confirma mudança no sistema de classificação para os torneios continentais
Assim como noticiou o Futebol Portenho na semana passada, a Associação de Futebol Argentino mudou o seu sistema de classificação para a Copa Libertadores da América, a partir de 2012. Segundo o projeto inicial, explicado na matéria divulgada na semana passada, houve algumas mudanças segundo ao projeto inicial, mas mesmo assim, não deixa de ser polêmica.
Os campeões dos torneios disputados no ano (o atual Torneio Clausura e o Apertura, que começa no segundo semestre, seguindo o calendário europeu) estão garantidos na fase de grupos do Torneio Continental. O que se mantém também são os dois melhores colocados na tabela anual, com exceção dos campeões já mencionados. Já a quinta vaga será para a melhor equipe da Sul-Americana deste ano, diferente da proposta inicial, que era dar a quinta vaga a melhor equipe da Libertadores.
Curiosamente, tal sistema já foi utilizado para este ano. Isso porque o campeão da Sul-Americana, o Independiente, ‘roubou’ a vaga do rival Racing, que teria direito a vaga por ter sido o terceiro melhor na tabela anual. Mas, como a Conmebol decidiu por dar uma vaga ao campeão do seu torneio secundário, o Racing ficou fora da Libertadores atual.
As mudanças também valem para a Sul-Americana, mas só a partir de 2012. Se classificam para o torneio do próprio ano, os quatro melhores da tabela referente a fevereiro a dezembro deste ano, excluindo os times que foram para a Libertadores. Sobre a quinta e sexta vagas o documento que oficializou tal projeto explica que “as equipes argentinas perdedoras da repescagem da Libertadores 2012, seja um ou dois, segundo corresponda, serão substituídos pelos classificados em quinto ou sexto na tabela geral de 2011”.
não entendi muito bem, mas….