Especiais

Retrospectiva Futebol Portenho – Dezembro

O último mês do ano foi marcado por dois títulos argentinos. Primeiro o retorno do Rey de Copas Independientes, que depois de 15 anos voltou a conquistar um título internacional e voltou a encostar em Boca e Milan no número de Copas (16 contra 18 dos rivais, podendo ultrapassar os rivais no ano que vem, com título da Recopa, Copa Suruga, Libertadores e Mundial). E não menos importante do que isso, a consagração do Estudiantes LP, melhor equipe da Argentina no índice técnico em 2010 e campeão do Apertura.

O Futebol Portenho teve a oportunidade de acompanhar o primeiro embate da final da Sul-Americana, em Goiânia. Em uma partida onde o Independiente esteve irreconhecível, perdeu apenas por 2×0 do Goiás (rebaixado para a Série B no Brasil) e ficou a mercê de um bom resultado no estádio Libertadores da América.

Uma semana depois, em poucos meia hora, o time mostrou o porquê de ter chegado a final do torneio e conseguiu acabar com a vantagem brasileira ao fazer 3×1. Depois de uma hora e meia, com direito prorrogação, o Rojo conseguiu superar todo o cansaço e venceu nos pênaltis, por 5×3, e voltou a glória. De quebra, acabou a com a possibilidade do Racing ir para a Libertadores, apesar dos dirigentes do clube jurarem que há uma relação amistosa entre ambas entidades.

Quatro dias depois, foi a vez do Estudiantes dar a volta olímpico graças a Alejandro Sabella. O treinador do Pincha conseguiu superar todas as adversidades do plantes, ficando sem atacantes durante uma boa parte da temporada e conquistou a taça após muito drama. Isso porque o Vélez, até os 30 minutos do segundo tempo, conseguia levar o duelo para uma partida extra. Mas, Rodrigo López, ex-jogador do time de Liniers, conseguiu ser o herói do Estudiantes ao marcar dois gols que evitaram tal duelo e levar a glória do título ao Estudiantes.

Thiago Henrique de Morais

Fundador do site Futebol Portenho em 2009, se formou em jornalismo em 2007, mas trabalha na área desde 2004. Cobriu pelo Futebol Portenho as Eliminatórias 2010 e 2014, a Copa América 2011 e foi o responsável pela cobertura da Copa do Mundo de 2014

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

catorze − oito =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.