Arquivo

Estudiantes em busca de um recorde

O Estudiantes de La Plata está virtualmente classificado para a edição da Copa Libertadores 2011. Mesmo que perca o título do Apertura, é o primeiro colocado na tábua de classificação para o torneio continental, e sua vantagem dificilmente poderá ser revertida (na Argentina se classificam o campeão do Clausura e do Apertura do ano, mais 3 equipes por índice técnico), já que a equipe necessita de apenas mais um ponto para se garantir entre os classificados.

Com isso, o Estudiantes se tornaria a primeira equipe da história do futebol argentino a disputar alguma competição sul-americana em sete temporadas consecutivas. O Pincha disputou as Libertadores de 2006/08/09/10 e as Sul-Americanas de 2005/07/08/10 (como na Argentina a tábua de classificação para a Libertadores e a Sul-Americana são independentes uma da outra, é freqüente que uma equipe se classifique para disputar as duas em um mesmo ano). Além da Recopa Continental de 2010 e do Mundial de Clubes de 2009.

E é importante lembrar que entre essas participações há boas campanhas, como o título da Libertadores de 2009 e o vice da Sul-Americana de 2008. Nas quatro participações em Libertadores nesse período, a equipe jamais foi eliminada antes das oitavas de final.

O que talvez seja o mais interessante nisso tudo é que o clube passou por diversas transformações nesses anos. Treinadores foram mudados várias vezes, e o grupo atual é bem diferente daquele que disputou a Sul-Americana de 2005. Nem Verón foi parte de toda essa campanha, já que retornou ao clube em 2006. O único a participar de toda essa seqüência de campanhas internacionais é o volante Rodrigo Braña. O que mostra claramente a eficácia do projeto da direção do clube ao longo desse período.

Tiago de Melo Gomes

Tiago de Melo Gomes é bacharel, mestre e doutor em história pela Unicamp. Professor de História Contemporânea na UFRPE. Autor de diversos trabalhos na área de história da cultura, escreve no blog 171nalata e colunista do site Futebol Coletivo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

catorze + quatro =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.