Clubes tentam se beneficiar com suspensão da rodada
A suspensão do Torneio Apertura veio em boa hora para alguns clubes argentinos. Apesar de ter apenas jogos nos finais de semana, algumas equipes sofrem com as contusões de jogadores importantes para o seu plantel. Isso sem contar os clubes que estão em crise no torneio. E com uma semana sem futebol será ideal para recuperar os jogadores para essa reta final do campeonato, que não só garante o campeão argentino, como os três representantes na Libertadores da América.
Quem mais se beneficia com a suspensão da rodada são os times que estão na ponta da tabela. O Estudiante, que vem sofrendo constantemente com as ausências de Verón e Braña, poderá contar com ambos os jogadores totalmente recuperados para as sete partidas restante do campeonato. O vice-líder Vélez Sarsfield contará com a volta de Maxi Moralez. O retorno do meia já era esperado para o meio de semana, mais por conta da necessidade. Com o adiamento para o próximo fim de semana, o clube poderá recuperar em completo o jogador do time de Liniers.
Boca Juniors e River Plate também aproveitarão dessa folga na tabela para recuperar seus respectivos jogadores. Riquelme se recupera de uma cirurgia e poderá estar melhor fisicamente na partida contra o Argentinos Jrs. Nos últimos dias, o meia admitiu que não chegaria 100% para as próximas partidas, mas com uma semana a mais de fortalecimento, Riquelme poderia chegar bem melhor fisicamente. O mesmo acontece com Matías Almeyda, que voltaria de lesão justamente na próxima semana – na qual estava marcado o superclássico. O volante se lesionou no decorrer do Apertura e vem desfalcando o clube já há algumas rodadas.
Em meio a crise, San Lorenzo (que vem de uma goleada no clássico do bairro contra o Huracán) e o Quilmes (até então não venceu uma partida sequer), terão uma semana a mais para concertar os frenquentes erros que vem cometendo no certame. Durante essa semana, o Ciclón ameaçou dispensar três titulares após o vexame contra o rival. O Quilmes, com treinador novo, terá um tempo a mais para ganhar entrosamento (foi uma das últimas equipes a se apresentar).
Mas, há aqueles que sofrerão com tal adiamento. Um deles é o próprio Huracán. Apesar de ter uma semana a mais para zombar os torcedores do San Lorenzo, a moral adquirida na última partida pode não ser a mesma na próxima partida, contra o Olimpo (candidato direto contra a degola). Na mesma situação está o Godoy Cruz. Apesar de poder ter uma semana a mais para recuperar David Ramírez, um dos destaques do campeonato, o time pode perder terreno pela pausa na sequência.
Equipes como Lanús, Banfied e Racing, que brigam pela última vaga na Copa Libertadores – salvo o título de um argentino na Sul-Americana –, também terão um tempinho para se preparar psicologicamente, uma vez que tal aspecto vem pesando para as equipes em determinados momentos do certame. De fato, uma semana decisiva para definir o seu futuro no campeonato argentino.