Banfield vence e sai na frente em busca da classificação para a próxima fase da Sul-Americana
Pelo jogo de ida das oitavas-de-final da Copa Sul-Americana, o Banfield derrotou o Deportes Tolima da Colômbia por 2 x 0. Os gols foram marcados no primeiro tempo pelo zagueiro López e pelo atacante Zelaya. Com a vitória, os comandados de Julio Cesar Falcioni podem até perder por um gol de diferença para se classificar à próxima fase do torneio continental. Se fizer um gol na Colômbia, o Taladro poderá sofrer três gols e ainda assim se classificará.
Diferente da maioria das equipes visitantes, o Tolima começou o jogo encarando o Taladro de igual para igual. Passou a atacar com consciência, utilizando bem o meia Marangoni e os laterais Vallejo e Martínez. No entanto, o time da cidade de Ibagué acabou vítima do excelente aproveitamento do Banfield no jogo aéreo. Aos 12 minutos de jogo, no momento que o jogo era equilibrado, Erviti levantou uma bola na área da equipe colombiana e encontrou o bem posicionado zagueiro Victor López que com um firme cabeçada abriu o placar em favor do Banfield.
O gol deu tranquilidade para o time de Falcioni. Daí em diante, o Banfield teve tranquilidade para aplicar seu plano de jogo, com precisos toques de bola e bom domínio. O segundo gol era uma questão de tempo. E ele veio aos 25 minutos, em um novo levantamento para a área pelo lado direito. Novamente Erviti levantou para á area e encontrou dessa vez Zelaya, que com tranquilidade testou firme e sem chances para o gol de Silva. Com 2 x 0 no placar o Banfield soube administrar o resultado até o final do primeiro tempo. E quando acionado, o bom goleiro Bologna fez excelente defesa num chute forte de Marangoni.
No segundo tempo o Banfield manteve a administração do resultado. Por sua vez, o Tolima demonstrava sua origem colombiana, com jogadores do meio para frente rápidos e habilidosos e seus defensores lentos e pesados. Ainda assim, os comandados de Hernán Torres tiveram uma boa chance com Medina, onde mais uma vez Bologna apareceu com outra boa defesa. Já visando o próximo jogo do Apertura, contra o River, Falcioni sacou Ramírez e Romero e a equipe seguiu ditando o ritmo da partida até o apito final de Sálvio Spínola.
Walter Erviti, em entrevista à Fox Sports, analisou: “A vitória foi importante. Como fizemos os gols rapidamente, pensamos que poderíamos fazer mais um. Só que o cansaço e a sequência de jogos acabam tendo um preço”. Na sequência, Zelaya falou à Fox: “Sabíamos que eles tinham dificuldades nas bolas áereas, com os dois zagueiros. Aconteceu exatamente como o Julio (Falcioni) havia dito. O segundo tempo foi mais equilibrado, mas a vitória foi importante. Temos vontade de brigar por todos os títulos. Nossa confiança está intacta para ganhar do River e permanecer na luta”.
O jogo de volta entre Banfield e Tolima acontecerá no dia 12 de outubro em Ibagué. O vencedor desse confronto enfrentará o vencedor do jogo entre Defensor x Independiente.
BANFIELD – Bologna, Ladino, Dos Santos, López e Bustamante; Quinteros, Rosada, Erviti e Romero (Delfino); Zelaya e Ramírez (Méndez).
Técnico – Julio Cesar Falcioni.
DEPORTES TOLIMA – Silva, Vallejo, Arrechea, Martínez e Aguilar; Chara, Campaz, Marangoni e Marrugo; Medina e Perlaza (Ortellado).
Técnico – Hernán Torres.
Estádio – Florencio Sola
Árbitro – Salvio Spínola Fagundes Filho (BRA)